A Conmebol sorteou nesta sexta-feira os grupos da próxima edição da Copa Libertadores. E o segundo time do Brasil classificado por meio do Campeonato Brasileiro já sabe que terá bastante trabalho na fase de grupos. Caiu numa chave que pode ter até dois argentinos: o campeão do Torneio Apertura (que deve ser o Boca Juniors) e o melhor daquele país na Copa Sul-Americana (vaga que tende a ficar com o Arsenal de Sarandí). Já o quinto colocado do Brasileirão deu relativa sorte, uma vez que, se passar pela fase preliminar, cai num grupo que tem, além do Santos, times do Peru e da Bolívia.
Pelo que definiu anteriormente a Conmebol, o Brasil chegou ao sorteio da Libertadores tendo apenas dois cabeças de chave: o Santos, que defende o título, e Corinthians ou Fluminense – o que, dentre os dois, terminar na frente no Brasileirão. O Vasco, campeão da Copa do Brasil, não teve tal privilégio, mas mesmo assim não se deu mal. Os cariocas caíram no Grupo 5, do Nacional do Uruguai. Além deles, a chave tem o “Peru 2” e o ganhador do confronto entre “Paraguai 3” e “Equador 3”.
Atual campeão, o Santos joga contra o “Peru 1”, o “Bolívia 2” e o ganhador do confronto que vai reunir o quinto colocado do Campeonato Brasileiro e o “Colômbia 3”.
Já o “Brasil 2”, que pode ser o campeão (em caso de Corinthians ou Fluminense) ou o vice-campeão brasileiro (se a taça ficar com o Vasco), vai ter que viajar bastante, uma vez que pega Deportivo Táchira (Venezuela), Cruz Azul (México) e o “Paraguai 2” no Grupo 6.
O “Brasil 4”, vaga reservada ao segundo time classificado pelo Brasileirão, deverá ter trabalho. Afinal, caiu no Grupo 4, do “Argentina 2”, do Zamora (Venezuela) e do ganhador do confronto entre “Argentina 5” e “Peru 3”. O cabeça de chave deve ser o Boca, que lidera o Campeonato Argentino com oito pontos de folga sobre o Racing, há quatro rodadas do fim do Apertura. Já o “Argentina 5” é reservado ao melhor daquele país na Sul-Americana, posto que até aqui fica com o Arsenal, uma vez que o Vélez está classificado por ser campeão do Clausura (o time de Sarandi ainda pode se classificar pelo Argentino e abrir caminho para o Godoy Cruz).
Por fim, o terceiro brasileiro classificado pelo campeonato nacional vai pegar, na Pré-Libertadores, o “Bolívia 3”. Se passar, joga contra “Paraguai 1”, “Equador 2” e “Argentina 3”, no Grupo 2.
Confira os confrontos da Pré-Libertadores:
Jogo 1 – Argentina 5 x Peru 3
Jogo 2 – Brasil 5 x Bolívia 3
Jogo 3 – Peñarol x Caracas
Jogo 4 – Paraguai 3 x Equador 3
Jogo 5 – Brasil 6 x Colômbia 3
Jogo 6 – Tigres x Chile 3
Confira os grupos:
Grupo 1 – Santos, Peru 1, Bolívia 2 e Ganhador do Jogo 5
Grupo 2 – Paraguai 1, Equador 2, Argentina 3, Ganhador do Jogo 2
Grupo 3 – Bolivar, Colômbia 2, Chile 2, Ganhador do Jogo 6
Grupo 4 – Argentina 2, Zamora (Venezuela), Brasil 4 e Ganhador do Jogo 1
Grupo 5 – Nacional (Uruguai), Peru 2, Vasco e Ganhador do Jogo 4
Grupo 6 – Brasil 2, Deportivo Táchira, Paraguai 2 e Cruz Azul
Grupo 7 – Vélez, Equador 1, Defensor Sporting e Chivas Guadalajara
Grupo 8 – Universidad de Chile, Atletico Nacional (Colômbia), Argentina 4 e Ganhador do Jogo 3