A Conmebol confirmou na tarde desta segunda-feira (5) que a Chapecoense é a campeã da Copa Sul-Americana. Algo que já era esperado, uma vez que o Atlético Nacional, da Colômbia, adversário da decisão, já havia manifestado a vontade de que o clube catarinense ficasse com o título, e na própria Conmebol, internamente, já circulava que isto aconteceria. Faltava apenas o anúncio oficial, que ocorreu através do site da entidade.
Desta forma, a Chapecoense conquista o seu primeiro título internacional e ganha o direito de jogar a Libertadores de 2017. Além disso, fará a decisão da Recopa Sul-Americana, contra o próprio Atlético Nacional, podendo realizar a partida que se tornou a mais esperada por todos.
Apesar de o título não amenizar as dores, acaba ajudando o clube a se restabelecer. Somando o prêmio da conquista da Sul-Americana (2 milhões de dólares), a participação na Recopa (1 milhão de dólares) e mais os três jogos em casa garantidos na fase de grupos da Libertadores (1,8 milhões de dólares), a Chapecoense receberá 4,8 milhões de dólares, aproximadamente R$ 16,3 milhões.
Fair Play
Ainda de acordo com a nota oficial da Conmebol, o Atlético Nacional também receberá o prêmio de Fair Play da entidade, mais uma premiação de 1 milhão de dólares.
“Para a Conmebol, não há maior mostra de ‘espírito de paz, compreensão e jogo limpo’, dados como o objetivo de nossa instituição, como a solidariedade, o respeito e a consideração exibidos pelo Atlético Nacional'”, diz parte da nota.