Curitiba recebe entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções de Curitiba, o I Congresso Nacional de Justiça Desportiva, que tem como tema "O Impacto da Legislação e Justiça Desportiva no Fenômeno Social Desportivo".
O evento, que terá encerramento com Luiz Zveiter, presidente do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, entre inúmeras outras autoridades do cenário esportivo brasileiro, é direcionado a profissionais e acadêmicos de Direito e Educação Física, imprensa especializada, dirigentes esportivos, atletas, árbitros e membros da Justiça Desportiva em geral.
"O evento propõe-se, neste ambiente de efervescente evolução, proceder a uma reavaliação científica
do ordenamento jurídico aplicável ao fenômeno desportivo brasileiro, por intermédio de conferências seguidas de mesas de debate, cujas conclusões serão selecionadas para publicação", declara Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte, organizadora do evento.
O programa do congresso abordará mesas temáticas entre os palestrantes e convidados, debates envolvendo o público, sessões científicas e sistematização das conclusões para futura publicação.
No dia 18 de novembro, o palestrante, Álvaro Melo Filho abre o programa de debates com o tema do congresso. No dia 17 haverá a argumentação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e da Justiça Desportiva do Poder Público. Já no dia 18, data de encerramento de debates, serão discutidos a atuação do advogado na área do direito desportivo e a Justiça Desportiva do Futebol, entre outros assuntos.
Foram convidados para o evento o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o governador do Estado, Roberto Requião, o secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, o coordenador-geral do Centro Esportivo Virtual, Laércio Elias Pereira, o presidente do conselho federal da OAB, Roberto Busato, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, o presidente da Comissão de Direito Esportivo do Conselho Federal da OAB, Rubens Approbato, entre inúmeras outras autoridades esportivas.
A organização e realização do evento é do governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte e da Confederação Brasileira de Ciclismo, e conta como apoio do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e do Centro Esportivo Virtual.
A inscrição para o evento deve ser feita por fax, mediante o pagamento da mesma, pelo telefone (41) 3254-6461.
Maiores informações pelo mesmo telefone ou através do site da Paraná Esporte: www.pr.gov.br/paranaes porte/congresso.just.shtml.