Cairo – Classificada para as quartas-de-final da Copa da África – enfrentará o Egito , a seleção do Congo ameaça não entrar em campo no Cairo, Egito, na sexta-feira. Os jogadores cobram da Federação Congolesa o pagamento da premiação referente à classificação para a fase final.

continua após a publicidade

Quem deu a notícia ontem foi o próprio técnico, Claude Leroy: ?Se eles (jogadores) não forem pagos, não vão jogar as quartas-de-final. Tenha certeza absoluta disso. Não haverá jogo nem se colocarem toda a pressão do mundo sobre eles.?

Pouco antes da estréia na competição, os jogadores já haviam ameaçado não entrar em campo porque não tinham recebido o prêmio pela qualificação à Copa da África. Só o fizeram depois que Joseph Kabila, presidente do Congo, deu um telefonema ao treinador Leroy e ao capitão Lua Lua, garantindo o pagamento.

?No dia seguinte à ligação do presidente eles foram pagos por terem se classificado, como havia sido planejado?, revela Leroy. Pela vaga na competição, cada jogador de Congo recebeu US$ 10 mil. Agora, cobram US$ 15 mil por terem chegado às quartas-de-final.

continua após a publicidade

Ontem, pelo Grupo C, Guiné bateu a Tunísia por 3 a 0. Ambas já estavam classificadas. No outro jogo, Zâmbia venceu a África do Sul por 1 a 0. A fase de grupos será encerrada hoje com dois jogos pelo Grupo D: Nigéria (6 pontos) x Senegal (3) e Gana (3) x Zimbábue (zero).

Será no sábado um dos confrontos mais esperados, pelas quartas-de-final: Camarões, de Eto?o, contra a Costa do Marfim, de Didier Drogba.

continua após a publicidade