Ronaldinho Gaúcho será o tema da Escola de Samba Restinga. Seu irmão, o ex-jogador Assis, está incumbido de acompanhar onde estão sendo aplicados os R$ 200 mil que o atacante enviou para ajudar a escola, com uma exigência: que os dirigentes da escola diminuíssem ao máximo a citação ao Grêmio. O jogador apelou à Fifa para se desligar do clube que o lançou no futebol.
Só que o troco foi duro. A Escola Bambas da Orgia irá homenagear o centenário do Grêmio. No desfile, toda a história do clube será detalhada. E como não poderia deixar de ser, os jogadores que marcaram no clube serão citados em todas as alas.
Todos, menos Ronaldinho Gaúcho. Embora seja considerado a maior revelação desde a fundação do Grêmio, o ódio da transferência do atleta para o Paris Saint-Germain ainda continua pesando para a diretoria do clube, que também está colaborando financeiramente com o desfile. Está proibido citar o nome do atacante.
Especialista em carnaval gaúcho, Renato Dornelles resume o que acontecerá: “O clima de rivalidade entre as duas escolas lembra muito o clima de Grenal. Vamos ver no que vai dar.”