São Paulo
– Tem sido assim há 6 anos. Ao final das temporadas das principais categorias do automobilismo nacional e mundial, os pilotos brasileiros voltam ao país para descansar durante o verão e disputar a corrida mais badalada do kartismo verde-e-amarelo. Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, a 6.ª edição das 500 Milhas de Kart da Granja Viana mais uma vez agita a pequena Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, com a participação de pilotos de categorias top como a Fórmula 1, a Indy e a Cart.Entre cerca de 180 pilotos que já estão inscritos a duas semanas da realização da prova estão nomes de peso como Rubens Barrichello e Felipe Massa, ambos da Fórmula 1, Tony Kanaan, que corre na Cart (Fórmula Mundial) e Felipe Giaffone, da Indy Racing. Os três primeiros formam uma das equipes favoritas por contar com os tricampeões Barrichello e Kanaan (1998, 2000 e 2001) e com o campeão Felipe Massa (1997). Ainda há vagas para 10 times -do total de 50 permitidos.
Felipe Giaffone, que foi um dos destaques brasileiros na temporada 2002 da Fórmula Indy (Indy Racing League), vem ao Brasil na próxima semana para começar a treinar para a sua sexta participação na prova. Quarto colocado na Indy 2002 e vencedor do GP de Kentucky, Felipe chega com uma novidade: ele correrá ao lado do irmão Zequinha, seu antigo rival das pistas. Os dois foram companheiros de equipe em categorias como a Fórmula Chevrolet, a Fórmula Toyota-Atlantic e a Fórmula Indy Lights.
Zequinha deixou de correr profissionalmente há seis anos para se dedicar aos negócios da família Giaffone, a mais numerosa do automobilismo nacional – entre pilotos e ex-pilotos, 8 Giaffones já fizeram história nas pistas. “Estou animado com essa oportunidade”, disse Zequinha. “Na próxima segunda-feira, já começo a treinar para dar uma desenferrujada. Em poucos dias, sei que já ?pego a mão? da pista de novo”, continuou o piloto, responsável pela preparação de motores da Stock Cars e da F-Renault.