Manoel Fernandes
Eu diria que todo o tempo que eu sou conselheiro, desde os tempos de Pinheiros, quando eu, inclusive fui diretor e relações públicas, confesso com toda a sinceridade que esta é indiscutivelmente a situação mais delicada que vive o Paraná Clube. É uma situação que dá vontade de chorar, só de chorar. O conselho tem pessoas trabalhadoras e poucas com grandes patrimônios e que podem ajudar. Essas pessoas estão afastadas, assim como ex-presidentes. Ninguém aparece e ninguém dá um alento. Eu nunca vi uma situação tão complicada como essa.
Já ouvi opiniões de companheiros de imprensa, dizendo que seria bom que o Paraná parasse um pouco, se arrumasse, para depois voltar. Se isso acontecer, o Paraná voltará na Quarta Divisão, então não pode.
Acredito que uma solução é a terceirização do futebol, pois no momento não temos dinheiro e pessoas dentro do clube com capacidade para comandar o futebol. É preciso um departamento específico, que é muito diferente de conduzir a parte social. A terceirização é um fator importante. Aconteceu isso com o nosso salão de festas, que estava em um estado ruim e com essa parceria, temos um dos mais belos espaços de Curitiba.
Acho que essa terceirização deveria se estender ao futebol. É preciso achar um bom parceiro, como o Sérgio Malucelli, que transformou o Londrina e hoje é campeão paranaense. Essa parceria precisa ser bem feita, para o clube se arrumar e esse parceiro tocaria o futebol.
Se o clube cair para a Terceira Divisão, quem poderá fazer isso? A redenção do Paraná seria a volta à Série A. Se conseguisse, a verba subiria de R$ 3 milhões para mais de R$ 30 milhões. Por isso, sou a favor da terceirização do futebol paranista.
Com tudo isso, esse pensamento é meu e acho que o caminho para o Paraná é realmente a terceirização do futebol. Do jeito que vai e o pensamento de alguns conselheiros é que seria bom se acabasse com o futebol.
Isso não pode acontecer, pois o Paraná tem um nome no cenário nacional. É preciso arrumar uma solução e arrumar um bom parceiro para salvar o clube.
Manoel Fernandes é radialista e conselheiro do Paraná Clube.