Após o fiasco na Copa do Mundo da África do Sul, o novo técnico Laurent Blanc iniciou oficialmente nesta segunda-feira os trabalhos de campo na seleção da França. Na concentração do time em Clairefontaine, o ex-jogador demonstrou confiança no início da preparação para o amistoso de quarta-feira, contra a Noruega, em Oslo.
“Ultimamente passamos muito tempo em gabinetes e reuniões, precisávamos fazer isso, mas não se esqueça do lugar onde sou bom. E se sou bom em algo, é no campo”, lembrou Blanc, que foi campeão mundial com a França em 1998 e na temporada retrasada conquistou o Campeonato Francês no comando do Bordeaux.
“Os jogadores, a comissão técnica, todos queremos estar nesta partida de quarta-feira. Todos queremos treinar e voltar a estar num campo de jogo”, afirmou o técnico. Para o amistoso, ele optou por fazer uma renovação total na seleção. Nenhum dos 23 jogadores que estiveram na África foram convocados por Blanc.
Procurando incentivar os novos convocados, Blanc disse que o clima na concentração francesa lembrava a preparação para a Copa de 1998. “Esta manhã, quando pus o uniforme, senti que estava começando algo”, comentou. “Estava esperando este momento por muito tempo. Realmente me senti muito bem”, completou.
Blanc chega à França para substituir o polêmico Raymond Domenech. Vice-campeão mundial em 2006, Domenech falhou em liderar o time francês a mais uma boa campanha na África. Com o elenco rachado, ele chegou a expulsar o atacante Nicolas Anelka da equipe e teve que lidar com o boicote dos jogadores. O resultado foi a eliminação ainda na primeira fase.