Após as prisões de dirigentes que integram o Comitê Executivo da Fifa, a Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) manteve seu apoio ao presidente Joseph Blatter. A entidade confirmou que votará a favor da nova reeleição do suíço, que busca seu quinto mandato consecutivo à frente da Fifa.
“A AFC reitera sua decisão tomada no Congresso realizado em São Paulo, em 2014, de apoiar o presidente Joseph Blatter”, afirmou a Confederação, em nota. A entidade disse também que defende a manutenção das eleições para esta sexta-feira, como já estava marcado há meses.
Trata-se de posição oposta à apresentada pela Uefa, a confederação europeia, que pediu que as eleições sejam adiadas por ao menos seis meses, diante do escândalo que atingiu a Fifa na quarta-feira. Sete cartolas foram presos, incluindo o ex-vice-presidente Jack Warner, um dos maiores aliados de Blatter, e o ex-presidente da CBF José Maria Marin.
A Conmebol, entidade mais atingida pela investigação iniciada pela Justiça dos Estados Unidos e da Suíça, ainda não se manifestou sobre as eleições. A Fifa insiste que não vê motivos para adiar o processo e a CBF também defende que a votação ocorra.
Caso as eleições não sejam afetadas pelo escândalo, Blatter enfrentará o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein, seu único opositor, em eleição a ser realizada nesta sexta-feira, em Zurique.