A conclusão da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014 pode custar menos que o Atlético previa. A Fifa estaria disposta a abrir mão de algumas exigências, o que pode reduzir bastante o preço da obra, orçada em R$ 138 milhões.

continua após a publicidade

A possibilidade foi discutida ontem, em uma reunião entre a diretoria do Furacão e membros do poder público. Clube e políticos tentam encontrar uma saída para viabilizar o estádio como palco dos jogos da Copa em Curitiba.

O encontro foi realizado no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM). Estavam presentes o vice-governador Orlando Pessuti e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, além de secretários, deputados e vereadores.

“O Comitê da Copa vai ver junto à Fifa quais itens podem ser revistos. Vamos ver o que pode ser retirado, baixando o custo da conclusão do estádio”, diz o presidente do Atlético, Marcos Malucelli.

continua após a publicidade

As rigorosas exigências da Fifa, que elevaram bastante o orçamento da nova Arena, já foram alvos de queixas do presidente rubro-negro. O clube diz que não tem como arcar sozinho com os R$ 138 milhões previstos.

O Atlético ainda não sabe o que poderá mudar no projeto, nem quanto irá economizar. Mas a expectativa é de uma redução significativa. “Eles ainda vão nos mostrar o que pode ser mudado, mas dá ficar bem mais barato”, afirma Malucelli.

continua após a publicidade

A cobertura do estádio é um dos itens que podem ser revistos. “Apenas os palcos das semifinais e finais da Copa terão que ser totalmente cobertos. É claro que isso pode mudar. Podemos economizar bastante”, avalia o comandante atleticano.

Segundo Malucelli, outra medida que pode reduzir o custo da Arena é a isenção fiscal exigida pela Fifa. “O governo vai retirar impostos sobre os materiais de construção que serão usados nos estádios”, ressalta. A entidade que controla o futebol mundial também estaria trabalhando para encontrar investidores privados para as arenas da Copa.

A partir de hoje, as cidades-sedes da Copa irão apresentar seus projetos e ouvir novas orientações da Fifa, em seminário no Rio de Janeiro. Os representantes de Curitiba serão recebidos amanhã, às 17h.