São Paulo (ZDL) – A realização de quatro grandes competições de remo. Essa é a atração da abertura do Festival USP Petrobras das Águas, que acontece entre os dias 19 e 27 de outubro, na Raia Olímpica da Cidade Universitária da USP. Alguns dos melhores atletas nacionais disputam o campeonato brasileiro sênior B (até 23 anos) e feminino, a Copa Petrobras de Remoergômetro e o Universitário Regional de Remo.

O evento, elaborado pelo Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo e pela Maxi Comunicação, marca os 30 anos da raia e terá ainda uma série de palestras e exposições sobre o tema água, abordando o que vem sendo feito para sua preservação.

O final de semana de abertura do Festival das Águas promete bastante disputa e para todos os gostos. O brasileiro Sênior B contará com atletas de todo o país até 23 anos, sendo fundamental para a revelação de novos valores, enquanto o feminino reunirá a elite do esporte no país. Haverá também o Universitário Regional de Remo, contando com diversas faculdadesdo Brasil, e a Copa Petrobras de Remoergômetro, um aparelho utilizado pelas confederações para avaliar a performance dos atletas. Cada um deles é conectado a um computador que transfere os dados para uma disputa virtual em um telão, sendo um verdadeiro desafio para os participantes.

Entre os destaques confirmados para as provas de remo está Armando Maxi, de 19 anos, atleta surdo integrante da equipe olímpica permanente do país e da seleção adulta que vai ao sul-americano. Além dele, outros atletas da seleção e com medalhas sul-americanas também confirmaram: Daniela Alvarez, Ariela Cesar Pinto e Luis Fernando de Almeida, o que garante um elevado nível técnico nas competições.

No outro final de semana, dias 26 e 27, será a vez da canoagem, canoas havaianas, slalom e caiaque pólo colorem a Raia Olímpica. Serão mais quatro disputas importantes: o Brasileiro de Canoagem (Velocidade), Brasileiro de Canoas Havaianas, a Copa CEPEUSP de Slalom Águas Calmas e a Copa Petrobrasde Caiaque Pólo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade