O principal jogo da 11.ª rodada do Campeonato Espanhol, neste domingo, deverá ter um encontro de compadres. De um lado, Neymar, pelo Barcelona; do outro, Paulo Henrique Ganso, pelo Sevilla. Os dois foram companheiros e marcaram época no Santos, têm uma grande amizade, a ponto de o meia ser padrinho de Davi Lucca, o filho do atacante, mas não se encontram em campo há muito tempo.
Neymar é presença certa desde o início da partida que começa às 17h45 (de Brasília), no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Paulo Henrique Ganso, ainda em busca de afirmação no Sevilla – fez excelente partida durante a semana, na goleada por 4 a 0 sobre o Dínamo Zagreb pela Liga dos Campeões da Europa – talvez comece no banco de reservas.
Mas é praticamente certo que seja aproveitado durante a partida, até porque o técnico argentino Jorge Sampaoli, um entusiasta do futebol do meia, pretende que ele adquira o ritmo ideal de jogo o mais rapidamente possível.
O encontro com o amigo trouxe boas recordações a Neymar. “O primeiro título que tive na minha carreira foi com ele (no Santos). Logo veio a Copa do Brasil, a Libertadores, que é muito importante para nós, e são muitos. Ele está sempre em meu coração” disse o craque à TV do Barcelona. “Tenho muita vontade de jogar contra meu ex-companheiro e amigo”.
Neymar e Paulo Henrique Ganso já se enfrentaram uma vez. Foi em 2013. O atacante ainda estava no Santos e o meia havia se transferido para o São Paulo. O time da Vila Belmiro levou a melhor: 3 a 1.
Atuando juntos, os dois conquistaram vários títulos pelo Santos: Campeonato Paulista, a Copa Libertadores de 2011, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. No total, foram 143 jogos oficiais pelo time e também pela seleção brasileira com 78 vitórias, 31 empates e apenas 34 derrotas.
Fora de campo, eles se conhecem desde a base santista. Ficaram amigos e Paulo Henrique Ganso foi convidado, e aceitou, para batizar o filho de Neymar, hoje com cinco anos. “Ganso é uma grande pessoa, tranquilo, feliz e um craque dentro do campo de jogo, com uma grande qualidade”, elogiou o craque do Barcelona.
A partida deste domingo envolve dois times que fazem boas campanhas neste início de Campeonato Espanhol. O Barcelona, com 22 pontos, chegou à rodada em segundo lugar, dois pontos atrás do Real Madrid, que também joga neste domingo – recebe o Leganés. O Sevilla, com 21 pontos, figurava em quarto após os 10 primeiros jogos da competição.
Apesar do carinho por Paulo Henrique Ganso, Neymar diz que, dentro de campo, é cada um por si: “É um jogo muito bom para jogar, todos querem estar dentro de campo. Desejo o melhor para o Ganso, menos quando jogar contra o Barça”.