Comitiva paranaense sai otimista do encontro com inspetores da Fifa

Representantes do governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e do Atlético Paranaense ficaram animados com a receptividade que a cidade teve por parte dos inspetores da Fifa para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, pleiteada pelo Brasil.

A apresentação de Curitiba aconteceu ontem pela manhã, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro. Às 10h30, o Secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, abriu os trabalhos com a exibição de um vídeo, de aproximadamente três minutos, contendo informações gerais e dados estatísticos sobre o Estado.

A seguir, a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Suzana Andrade, mostrou outro vídeo, de cinco minutos, abordando toda a infra-estrutura da cidade, com destaque para o sistema de transporte coletivo, rede hoteleira, onde a cidade se compromete formalmente a disponibilizar 18 mil vagas, e de atendimento hospitalar, com 6 mil leitos.

Arena pronta

O diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, foi o terceiro integrante da comitiva a falar. Com o auxílio de uma grande maquete e mais um vídeo, de cinco minutos, Holzmann exibiu a Arena da Baixada concluída, com capacidade para 41 mil pessoas. Logo depois, o arquiteto Carlos Arcos fez o detalhamento técnico do projeto da Arena.

O diretor-técnico do Rubro-Negro, Antônio Carlos Gomes, também fez uso da palavra. Ele revelou os novos investimentos feitos pelo clube no Centro de Treinamento Alfredo Gotardi e colocou, inclusive, as instalações do CT Caju à disposição da Fifa.

O staff atleticano contou ainda com Mário Celso Keinert Petraglia, filho do presidente do Conselho Deliberativo e homem-forte do Furacão, Mario Celso Petraglia.

O vereador Mário Celso Cunha (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal e representante do prefeito Beto Richa no evento de ontem, ficou satisfeito com o desempenho de Curitiba.

?Dos cinco membros da Fifa que estavam na sala, três elogiaram o nosso projeto para ser sede. Eles destacaram a nossa habilidade de mostrar a eles a infra-estrutura e tudo o que a Fifa exige de uma cidade.

E falaram que as cidades nordestinas se preocuparam muito em mostrar comida, folclore. Eles não querem folclore, eles querem uma boa estrutura?, afirmou Cunha.

?A apresentação mais específica foi a de Curitiba. Tanto é que, quando terminou, os inspetores ficaram na sala para saber detalhes do Atlético e só dois fizeram perguntas: sobre a localização da imprensa no estádio e para fotógrafos atrás dos gols?, emendou o vereador.

A comitiva da Fifa é formada por Hugo Salcedo, chefe Jaime Byrom, responsável por acomodações e transporte, Jorge Batista, imprensa; Walter Gaggi, segurança e estádios, e Jaimme Yarza, secretário-geral.

Legado

Segundo Mario Celso Cunha, o secretário-geral Yarza elogiou a proposta apresentada pela capital paranaense.

?O senhor Yarza comentou que o ponto positivo de Curitiba é que o projeto do Atlético tem tudo para ficar como um legado para a cidade, o Estado e o País?, disse Cunha.

?Nós fomos muito técnicos. Apresentamos um projeto que vai acontecer independentemente de Copa do Mundo ou não. E mostramos a infra-estrutura que a cidade oferece. Não precisa mais que isso?, completou Holzmann.

Além de Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia também apresentaram ontem suas credenciais. Na última sexta-feira, foi a vez de Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió e Natal.

A primeira etapa do processo de escolha será encerrada hoje com Manaus, Rio Branco e Belém. A partir de amanhã, a comissão da Fifa visitará Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, último local de inspeção.

Caso o Brasil seja confirmado no dia 30 de outubro como a sede do Mundial de 2014, as 12 cidades selecionadas para abrigar os jogos da competição serão anunciadas até 31 de outubro de 2008.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo