O Comitê Organizador Local (COL) também vai atuar e testar onze áreas de serviço no jogo-teste da Arena da Baixada, hoje, às 19h30, entre Atlético e Corinthians. Assim, o torcedor verá, fora e dentro do estádio, funcionários do COL que pretendem identificar possíveis potenciais de problemas que podem ocorrer nos quatro jogos do Mundial.

continua após a publicidade

A delegação do Corinthians, que deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena no final da manhã de hoje, será recebida por membros do COL, que também será responsável pela organização interna da chegada e saída dos dois times e da equipe de arbitragem ao estádio. Antes, porém, os organismos de segurança farão a escolta com batedores da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) das duas delegações dos locais de concentração até o Joaquim Américo.

Os 150 voluntários que vão trabalhar no jogo-teste também serão de responsabilidade do COL. Os contratados serão responsáveis pelo planejamento e pela organização das filas nas catracas e na área das lanchonetes. Será também de responsabilidade do comitê a gerência de limpeza do estádio e os serviços médicos que serão realizados aos jogadores e torcedores.

Toda a parte de segurança interna do estádio será feita por cerca de 500 seguranças contratados pelo COL. Os profissionais serão responsáveis pela revista dos torcedores – ainda sem os detectores de metais -, pela segurança na área de circulação do estádio, do campo e por possíveis tumultos que possam ocorrer durante a partida, sempre com o auxílio da Polícia Militar.

continua após a publicidade

O gramado está sendo cortado e irrigado por profissionais especializados do COL nos mesmos moldes que vai acontecer durante a Copa do Mundo. Além disso, o Comitê Organizador Local vai aproveitar o jogo-teste entre Atlético e Corinthians para testar os setores de áudio e vídeo, de telecomunicações e de atividades de Tecnologia da Informação que serão usados durante o Mundial.