O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio, lançou oficialmente nesta quinta-feira o Conselho de Esportes, um grupo que reúne atletas, ex-atletas e treinadores de renome que servirão, com suas experiências, para promover a competição e o legado que ela deixará para a cidade e o País.
O anúncio da criação do conselho foi feita nesta quinta para celebrar os seis anos que faltam para a realização da cerimônia de abertura da Olimpíada no Brasil, que será no dia 5 de agosto daquele ano. O presidente de honra do Conselho dos Esportes será João Havelange, ex-presidente da Fifa e decano do Comitê Olímpico Internacional.
A ideia da criação do conselho com nomes de peso da história do esporte do Brasil foi inspirada em uma iniciativa tomada pela organização dos Jogos Olímpicos de 2012, que será em Londres. “Esse é o exemplo que queremos seguir. Será fundamental contar com a colaboração de quem atua ou atuou dentro das áreas de competição. Esse grupo tem vasta experiência e vai nos aconselhar principalmente no que diz respeito a instalações esportivas e Vila Olímpica”, explicou o presidente do Comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
Quatorze nomes já foram escolhidos para integrar o conselho. São eles, por ordem alfabética: Adriana Samuel (vôlei de praia), Álvaro Affonso de Miranda Neto (hipismo), Bernard Rajzman (vôlei), Bernardo Resende (vôlei), Carlos Alberto Parreira (futebol), Daniel Dias (natação), Gustavo Kuerten (tênis), Janeth Arcain (basquete), Joaquim Cruz (atletismo), Marcelo Ferreira (vela), Marcelo Vido (basquete), Maurren Maggi (atletismo), Ricardo Prado (natação) e Rosicléia Campos (judô).
Atual campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi acredita que poderá ajudar a motivar e auxiliar os participantes da Olimpíada no Brasil. “Nossa opinião é realmente fundamental e espero poder contribuir para que os atletas encontrem um ambiente ideal de competição”, disse a atleta, que estará com 40 anos em 2016.
Já a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, medalhista de prata em Atlanta-1996 e de bronze em Sidney-2000, destacou que “é uma alegria ser lembrada para fazer parte do conselho e poder continuar estimulando a juventude na prática do esporte”.
Segundo nota oficial publicada pela organização dos Jogos de 2016, o conselho fará reuniões regulares e seus integrantes vão colaborar diretamente com os departamentos de Esportes e Infraestrutura do Comitê Rio-2016. Além disso, o grupo formado terá a missão de divulgar os Jogos em eventos no Brasil e no exterior.