No terceiro dia de vistorias pelo interior do estado, a equipe técnica liderada pelos secretários da Copa do Paraná, Mário Celso Cunha, e de Curitiba, Luiz de Carvalho, visitou nesta sexta-feira (21) o Estádio Waldomiro Wagner, em Paranavaí, e o Estádio Willie Davids, em Maringá.

continua após a publicidade

Foram analisados os gramados e as estruturas dos estádios, como vestiários e arquibancadas. A comitiva já passou pelas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte.

O objetivo é levantar dados e tirar fotos dos locais no interior que poderão servir como opções para base de seleções que irão disputar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Estamos dando a devida atenção às cidades e ao público do interior que estão na expectativa de receber as seleções que integrarão o grupo que será sediado em Curitiba”, afirmou o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.

Na segunda-feira (24) a equipe técnica vai vistoriar o Estádio Gigante do Itiberê (Caranguejão), em Paranaguá, no litoral do estado. O levantamento pelo interior termina na terça-feira (25) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Serão vistoriados os estádios Germano Krüger, do Operário, e o Paula Xavier, do Guarany.

continua após a publicidade

Após esse levantamento pelo interior, a equipe técnica enviará os dados à FIFA. O Comitê Organizador Local (COL) também fará vistorias nos locais pré-avaliados nesta primeira etapa.

A FIFA irá selecionar os locais que podem ser oferecidos às seleções que disputarão a Copa. A decisão final caberá às seleções participantes.

continua após a publicidade

As partidas do Mundial serão disputadas em Curitiba, na Arena da Baixada.

Infraestrutura

Além de estádios e centros de treinamentos, a comitiva técnica formada por representantes do governo estadual e da Prefeitura de Curitiba também está analisando a rede hoteleira e os aeroportos das cidades visitadas. Além do Willie Davids, a comitiva visitou os ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro, em Maringá.
“Todas as regiões visitadas têm condições de receber as seleções que vão disputar o Mundial. Os dois estádios vistoriados na região Noroeste estão bem conservados e têm boas instalações”, disse o secretário para a Copa de Curitiba, Luiz de Carvalho.

A comitiva também é formada pelas engenheiras do Ippuc Susana Costa e Zelinda Rosário, assessoras técnicas da Prefeitura de Curitiba para a Copa, e Milton Karan, representante da Secretaria Estadual do Turismo. O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, e os secretários de Esportes, Edith Dias, e de Planejamento, Walter José Progiante, de Maringá, também acompanharam as vistorias técnicas nesta sexta-feira.