O vice-governador Orlando Pessuti e integrantes do Comitê Executivo para Assuntos da Copa 2014 participaram de uma reunião, na terça-feira (23), com profissionais da imprensa paranaense para debater as próximas etapas da Copa do Mundo no Brasil. O evento, promovido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEPPR), foi realizado no Trieste Stadium, em Curitiba. “As conquistas do nosso trabalho estarão estampadas nos investimentos e na geração de empregos que este grande evento vai proporcionar”, ressaltou Pessuti.

continua após a publicidade

De acordo com o vice-governador, os investimentos estarão concentrados em obras de melhoria de avenidas, rodovias, aeroportos, transporte ferroviário, estrutura hoteleira, saneamento e iluminação. “Prevemos investimentos na ordem de R$ 4,5 bilhões em obras de infraestrutura e modernização da nossa cidade. Empreendimentos que propiciem a mobilidade urbana. No Paraná já realizamos obras neste sentido”, destacou.

“Esta é uma oportunidade de mostrar a nossa capacidade de trabalho, de superar as nossas diferenças e trabalharmos juntos para que esta seja a melhor sede do país. É incrível a união que o futebol proporciona. É a chance de sermos conhecidos. Todo o Estado será beneficiado, as cidades terão seus pontos fortes evidenciados”, disse Pessuti.

O presidente da ACEPPR e integrante do Comitê Executivo para Assuntos da Copa 2014, Isaias Bessa, ressaltou a importância das estruturas esportivas para a competição. “O Trieste Stadium é uma das unidades preparadas para hospedar as seleções. A estruturas indicadas em Curitiba são fantásticas, precisam apenas de alguns ajustes. Este é outro diferencial, que dá a Curitiba grande destaque nacional”, argumentou.

continua após a publicidade

“Há uma legislação sendo providenciada que determina que todos os investimentos voltados para a Copa tenham isenção de impostos. No caso das obras de reforma da Arena, por exemplo, os recursos necessários, na ordem de R$70 milhões, serão levantados com a exposição de marcas, com o apoio de patrocinadores. A Fifa tem muitos parceiros neste sentido, a exposição de uma marca vale muito, é através disso que muitas obras serão efetuadas”, destacou o secretário de Relações Institucionais da prefeitura de Curitiba, Luiz de Carvalho.

Pessuti destacou a importância da redução da carga tributária para a realização das obras de infraestrutura na cidade. “O valor dos investimentos não serão tão altos com esta medida. Na reunião que tivemos no Rio de Janeiro foi dito que o governo federal vai destinar recursos para obras de domínio público, e não para a reforma de estádios especificamente. É possível financiar as obras de estádios com recursos de patrocinadores. O Estado não irá financiar este tipo de empreendimento. Nós daremos todo o apoio necessário para que eles encontrem patrocínio”, afirmou o vice-governador.

continua após a publicidade

Segurança

O vereador Algaci Túlio lembrou que a segurança da cidade também é prioridade para o Comitê. “As polícias militar e civil terão treinamentos específicos, o efetivo deve aumentar. Serão adotadas medidas que vão garantir a segurança da população e dos turistas que vierem para o Estado. Nós, vereadores, estamos fiscalizando todas estas ações”, disse.

Pessuti afirmou que “quando firmamos o termo de compromisso com a Fifa assumimos que garantiríamos a segurança durante os jogos. Em grandes eventos, como será a Copa, tivemos sucesso absoluto neste quesito. E é claro, se necessário, recorreremos à força nacional, mas tenho certeza de que não será o caso. Vamos honrar os compromissos assumidos. O Governo do Paraná trabalha para que Curitiba seja a mais preparada em todas as áreas”, concluiu.