O Comitê Nacional de Ética do Campeonato Francês ameaçou nesta segunda-feira punir o meia inglês Joey Barton, do Olympique de Marselha, com dois jogos de suspensão em caso de novas ofensas públicas como a que fez ao brasileiro Thiago Silva no mês passado.
Conhecido por se envolver em polêmicas dentro e fora dos gramados, Barton chamou o zagueiro, do rival Paris Saint-Germain, de “transexual acima do peso” em uma série de declarações ofensivas em sua página no Twitter. Após a repercussão negativa, o Olympique ordenou ao jogador pedir desculpas ao atleta e ao PSG.
O caso chegou a ser analisado pela Federação Francesa de Futebol (FFF), que acabou descartando qualquer punição a Barton. No entanto, as manifestações ofensivas de Barton não escaparam do Comitê Nacional de Ética da Liga de Futebol Profissional, que organiza o Campeonato Francês.
O Comitê não se restringe à lances ocorridos dentro de campo. No episódio envolvendo Barton, a punição não está vinculada ao julgamento da Federação. A suspensão de dois jogos, imposta pelo Comitê, só será efetivada em caso de reincidência. Por essa razão, o meia poderá defender o Olympique nas três rodadas restantes do Francês.
Famosos pelas polêmicas e pelo temperamento explosivo, Barton já disparou contra diversos jogadores, incluindo Ibrahimovic, Beckham e Neymar. Na Inglaterra, onde defendia o Queens Park Rangers antes do empréstimo ao Olympique, chegou a passar dois meses e meio na prisão por causa de uma tentativa de agressão em Liverpool.