Começou nesta terça-feira no Rio a décima e última reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (Cocom) para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Após seis anos de encontros, a organização dos Jogos chega à reta final com muitas coisas a serem feitas. Os detalhes a serem resolvidos podem ser pequenos, mas são em grande número
“Como a presidente (da Cocom) Nawal El Moutawakel falou: ‘São milhares de pequenas questões que precisam ser resolvidas, ajustadas no cronograma’. O que se sobressai é essa necessidade de acertar os detalhes. Pode ser na energia, segurança ou transporte”, comentou o ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser.
Ligado aos Jogos do Rio desde a época da campanha para que a cidade fosse sede da Olimpíada de 2016, Leyser, que já coordenou a organização do Pan de 2007, conta que a operação dos Jogos é o principal tema dessa última reunião.
“É um momento de muito trabalho. A infraestrutura, espinha dorsal dos Jogos, está pronta, mas é preciso operar o evento. Isso não é um desafio menor. A operação também é tão desafiadora quanto a construção da estrutura. A operação vai dizer se os Jogos irão ser perfeitos”, explicou Leyser. O encontro continua na quarta-feira.