Divulgação |
Carro na pista, na abertura da temporada da Stock Car em São Paulo. |
São Paulo – Começou o aquecimento para a temporada 2008 da Stock Car. O autódromo de Interlagos foi o palco dos primeiros treinos coletivos do ano, realizados ontem. Aperitivo de um campeonato recheado de mudanças e que promete ser o mais competitivo em 30 anos da categoria.
A principal categoria do automobilismo brasileiro decidiu inovar. Das 26 equipes que participaram da temporada 2007, dez foram rebaixadas. Restaram apenas as 16 melhores e a campeã da Stock Light no ano passado, a Nova RR Competições. Certeza de disputa acirrada entre todos os times.
A primeira prova do ano está marcada para o dia 13 de abril, em Interlagos. Ontem, no mesmo autódromo, os pilotos puderam ter as primeiras impressões dos carros, que usarão novos pneus (Goodyear) e um diferencial exclusivo para treinos classificatórios. ?O treino de hoje (ontem) serviu mais para conferir o carro do que para buscar performance. Foi bastante positivo?, diz o paranaense Tarso Marques.
Tarso, que já dirigiu uma Minardi na Fórmula 1, entre 1996 e 2001, é protagonista de mais uma novidade. Ele integra a equipe Sky Racing, que surgiu após a parceria firmada entre a operadora de tevê por assinatura com a Action Power. Seu companheiro é Luciano Burti, que pilotou Jaguar e Prost na F-1, em 2001 e 2002.
Para deixar a disputa ainda mais acirrada, a Stock Car preparou mais inovações, como a volta da parada para reabastecimento e um novo sistema para os treinos classificatórios, semelhante à utilizada atualmente na Fórmula 1. No final do ano, as últimas três equipes na classificação serão rebaixadas para a Stock Light, que agora se chama Copa Vicar.
Com tantas mudanças, ninguém arrisca um palpite sobre quem será o principal rival de Cacá na briga pelo título. ?Ainda é muito cedo para apontar favoritos. As novas regras deixaram a categoria ainda mais equilibrada?, diz Antônio Pizzonia, outro que já passou pela Fórmula 1 e que entrou de última hora na Stock. Ele foi confirmado na última quarta-feira como companheiro do paranaense Thiago Marques na Cimed Racing.
A expectativa de muito equilíbrio foi reforçada pelo primeiro treino do ano, na manhã de ontem. Os três primeiros colocados fecharam a volta mais rápida no mesmo décimo de segundo. O mais rápido foi Thiago Camilo, da Vogel Motorsport, com o tempo de 1min44s828, seguido de Ricardo Maurício e Marcos Gomes. Cacá Bueno ficou em quarto.