Rio – De hoje até domingo, o Rio de Janeiro será a sede do 1.º Campeonato Mundial Júnior de Natação -para atletas até 16 anos – no Parque Aquático Júlio de Lamare, a primeira obra a ser testada para os Jogos Pan-Americanos de 2007. No total estarão participando 61 países, que trouxeram para o País 687 integrantes.

continua após a publicidade

Por reunir atletas jovens, o mundial não contará com a participação de nenhum nome que já tenha despontado na natação. Com isso, caberá a irmãos de grandes nadadores mostrarem nas águas que também herdaram o talento familiar.

Jean Marie Neethling e Riann Schoeman são irmãos, respectivamente, do campeão olímpico nos Jogos de Atenas 2004 Ryk Neethling e do atual recordista mundial dos 50 m livre, Roland Schoeman.

?Esta é a geração que formará as delegações olímpicas em muito pouco tempo. O Brasil, por exemplo, já tem atletas que já integraram competições adultas e ganharam medalhas, como Manuela Lyrio e Daiene Dias, ganhadoras de medalhas no Campeonato Sul-Americano Adulto?, disse o supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura.

continua após a publicidade

O 1.º Mundial Júnior integra a lista de eventos de preparação para os Jogos Pan-Americanos de 2007. As provas servirão para testar a remodelação do complexo aquático, que contou com a reforma das piscinas de 50 m e 25 m, esta coberta, além do tanque de saltos ornamentais.

A criação do Mundial Júnior ocorreu a partir de uma sugestão do Brasil. Em julho do ano passado, durante o Mundial dos Esportes Aquáticos de Montreal, a Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu por sua realização. Principalmente, porque era o único esporte aquático a não ter uma edição de mundial para a faixa etária.

continua após a publicidade