Foto: Valquir Aureliano |
Vandinho ganha uma nova função: será o ala-direito. |
O Paraná Clube trava hoje – às 18h10, na Vila Capanema – a primeira das onze ?batalhas? que tem , onde o prêmio é a permanência na primeira divisão do futebol brasileiro. Após duas derrotas e a queda para a 18.ª colocação, o tricolor encara o Fluminense em busca de redenção.
E, para isso, o técnico Lori Sandri aposta em ?sangue jovem?, modificando radicalmente a equipe.
No total, são oito alterações, mas com direito à manutenção de um rígido 3-5-2. Com novos alas, espera mais volume de jogo e, conseqüentemente, um número maior de chances de gol para o artilheiro Josiel, que terá um novo parceiro no ataque. ?É hora de se tentar algo novo. Para o sistema funcionar, preciso dos alas e isso justifica as trocas?, explicou Lori.
O atacante Vandinho vai bater uma de ala-direito, sendo que na esquerda a aposta é no novato Adriano Bahia, que faz a sua estréia. Os dois têm características essencialmente ofensivas, em especial Vandinho. Isso fez com que em boa parte dos treinamentos o time buscasse com maior insistência as jogadas pelo lado direito. ?Quero equilíbrio. Um time que ataque com consistência pelos dois lados do campo?, tratou de explicar o técnico paranista.
Além das mexidas nas laterais, o Paraná terá Jefferson no ataque e Batista como articulador no meio-de-campo. A intenção de Lori é ?mexer com o grupo?, buscando uma reação coletiva. O treinador aprovou a reunião ?fechada? entre os jogadores, sem a participação de dirigentes ou integrantes da comissão técnica.
?O torcedor está sofrendo com essa situação. E nós não queremos passar um fim de ano amargo?, disse o zagueiro Daniel Marques, que volta ao time após cumprir suspensão. O zagueiro aparece na vaga de Neguete, suspenso. Outros três jogadores também cumprem automática – Flávio, Nem e Rafael Muçamba -dando lugar a Gabriel, João Paulo e Adriano, respectivamente. ?Não importa quem entra e sim a atitude do time. A conversa da semana foi importante para que todos caiam na real. Não temos outra meta: temos que tirar o clube dessa situação. Ninguém quer ficar marcado pelo fracasso?, finalizou o artilheiro Josiel.
Aurival Correia deve ser o candidato único
Foto: Alberto Melnechuky |
Aurival é o candidato. |
Menos de 24 horas após o surpreendente afastamento de José Carlos de Miranda do processo eleitoral, os conselhos deliberativo e diretor apresentaram seus candidatos ao pleito que definirá o presidente do Paraná Clube para o próximo biênio. A chapa da situação, liderada por Aurival Correia, poderá ser única, com a aclamação do novo presidente ocorrendo na primeira quinzena de novembro.
A negociação foi ?costurada? pelo presidente do deliberativo, Luiz Carlos de Souza. O único empecilho estava na figura do atual presidente, que pretendia fazer o seu sucessor. Sentindo-se politicamente enfraquecido, Miranda foi convencido a não interferir nas negociações. A rigor, a chapa da situação é praticamente uma seqüência lógica da atual gestão. Aurival Correia passa ao cargo maior, trazendo consigo Márcio Villela (1.º vice) e Aquilino Romani (2.º vice).
Também ficou decidida a manutenção do atual comando do futebol, com José Domingos Borges Teixeira (vice de futebol) e Durval Lara Ribeiro (diretor). É com essa ?roupagem? que a situação irá para o pleito, ao que tudo indica, sem adversários. Independente do momento delicado do time no Brasileirão, o Paraná Clube não conta, atualmente, com uma oposição forte nos bastidores.
?Atingimos a nossa meta, acertando detalhes para uma composição. O clube sai fortalecido com isso?, resumiu o presidente do deliberativo, Luiz Carlos de Souza. Os candidatos da situação, Aurival Correia, Márcio Villela e Aquilino Romani só vão se pronunciar amanhã, em uma coletiva marcada para o fim da tarde, na sede da Kennedy. Já o vice de futebol José Domingos disse que o quadro foi definido sem traumas e com muito diálogo.
?Sempre fui a favor da composição. Sigo no futebol, visando o bem do clube?, explicou Domingos, que até a semana passada era o candidato de Miranda à presidência. A nota oficial divulgada ontem -com a confirmação dos principais nomes da chapa (as outras vice-presidências serão anunciadas oportunamente) -vem assinada por Luiz Carlos de Souza e José Carlos de Miranda. (IC)
BRASILEIRO
28ª RODADA
PARANÁ CLUBE x FLUMINENSE
PARANÁ
Gabriel; Daniel Marques, João Paulo e Luís Henrique; Vandinho, Adriano, Beto, Batista e Adriano Bahia; Jefferson e Josiel.
Técnico: Lori Sandri.
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Rafael, Roger, Luiz Alberto e Junior César; Fabinho, Arouca, David e Thiago Neves; Somália e Alex Dias.
Técnico: Renato Gaúcho.
SÚMULA
Local: Durival Britto (Curitiba).
Horário: 18h10.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).
Assistentes: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS).