Uma iniciativa inédita no automobilismo brasileiro tem seu primeiro capítulo a partir das 10h30, no circuito de Tarumã, em Viamão, Rio Grande do Sul. Pela primeira vez acontece uma série decisiva (o playoff) em um campeonato nacional – no caso, na categoria V8, a mais importante do brasileiro de Stock Car. Tentando privilegiar a competitividade, a mudança provocou polêmica, e teve o efeito de uma ?bandeira amarela? na classificação.

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Esta é a 28.ª edição do Campeonato Brasileiro de Stock, e no início deste ano os organizadores da competição decidiram alterar o regulamento. Ao contrário do que sempre aconteceu, a decisão passou a ser em quatro provas, com os dez melhores colocados até a oitava etapa (que aconteceu em Brasília, no final de setembro). Dos quase quarenta pilotos, ficaram na briga apenas Cacá Bueno, Hoover Orsi, Thiago Camilo, Rodrigo Sperafico, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy, Alceu Feldmann, Antônio Jorge Neto, Ricardo Maurício e Guto Negrão.

Os pontos deles nas primeiras corridas sumiram. Para não criar confusão com quem ficou pelo caminho – todos continuam correndo nas etapas finais -, ficou definido que todos iniciariam o playoff com 200 pontos mais a pontuação de uma prova. Cacá Bueno ficou com 225, Hoover Orsi com 220 e assim sucessivamente, até Guto Negrão, que ficou com 206 (ver quadro).

Em nome do equilíbrio, desequilibrou-se a disputa. Cacá, que tinha quinze pontos de frente para Orsi, agora tem apenas cinco. Além disso, ele viu adversários terem sua pontuação quase quintuplicada (Negrão teve um aumento de 357,78%), enquanto ele nem dobrou (93,97%). Não à toa, ele foi o primeiro a reclamar publicamente da instituição do playoff – em Curitiba, quando já tinha vencido quatro etapas e estava garantido. ?Pode até ser melhor para o espetáculo, mas traz enorme prejuízo para quem construiu uma grande vantagem ao longo do ano?, diz o líder do campeonato.

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Outros pilotos e chefes de equipe também reclamam -pouco por não participarem da decisão, pouco por entenderem que a disputa fica restrita demais. Em comparação com a Nascar, principal categoria de marcas dos Estados Unidos, a Stock realiza o playoff com antecedência. Aqui, são oito provas antes e quatro na decisão. Lá, são 26 etapas antes e dez na final.

E a série decisiva deixou vários pilotos conhecidos de fora – três campeões da categoria, Ingo Hoffmann, Chico Serra e o paranaense David Muffato, disputam apenas da 11ª posição em diante. Ingo está irritado com a nova regra. ?As pessoas me perguntam se já estou de férias?, atira o maior campeão da Stock.

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Em contrapartida, há quem valorize a iniciativa. Guto Negrão, que classificou-se nos ?acréscimos?, está empolgado. ?No ano passado, apenas dois pilotos chegaram com chances de título nas últimas provas. Agora, serão 10, pelo menos na corrida de abertura?, diz ele, que por conta do regulamento acabou sendo o principal beneficiado pelo playoff.

Giuliano Losacco, atual bicampeão da categoria, prefere deixar as coisas acontecerem. ?Os pontos que merecem avaliação são estes: os playoffs são bons para a categoria, enriquecem o espetáculo nas pistas, tornam mais atraentes as transmissões pela televisão? Se as respostas forem sim, então está ótimo. Mas ainda nem abrimos a fase final. Todos terão de ter um pouco de paciência antes de fazer um juízo definitivo?, filosofa.

Se vai dar certo ou não, só depois das corridas em Tarumã, Buenos Aires, Rio e São Paulo. E se será repetido em 2007, só depois de muita discussão entre pilotos e organizadores, após o final da temporada.

Para entender

O sistema de pontuação nos playoffs será exatamente o mesmo que vigorou até agora. Depois de uma série de especulações, os organizadores desistiram da idéia de criar uma pontuação paralela. Ou seja: os pilotos somarão os pontos que obtiverem de acordo com a ordem de chegada.

Paranaenses

São dois os representantes locais na fase decisiva da Stock Car V8. O curitibano Alceu Feldmann e o toledano (e não cascavelense, como escrito na sexta) Rodrigo Sperafico partem com a esperança de conseguirem o título, e sonhando com a liderança já nesta etapa.

Giuliano Losacco sai na frente e vira favorito

Miguel Costa Jr. / MF2
A festa da equipe com o pole-position Losacco.

Na hora da decisão, Giuliano Losacco aparece. O bicampeão da Stock Car V8 iniciou o playoff com a pole-position da etapa de Tarumã, a nona da temporada. Ele e Felipe Maluhy (que larga em segundo) são os grandes favoritos para a corrida de hoje – e, pensando nos adversários, a dupla sai com boa vantagem. Se Cacá Bueno é o quarto no grid, os outros participantes da série decisiva ficaram bem para trás.

Na primeira parte do treino, que durou uma hora e meia, seis pilotos já ficaram pelo caminho – Ricardo Maurício (12.º), Guto Negrão (14.º), Thiago Camilo (16.º), Hoover Orsi (24.º) e os paranaenses Alceu Feldmann (17.º) e Rodrigo Sperafico (28.º). Para estes, a disputa ficou complicada, pois para se aproximar dos primeiros será necessária uma prova de recuperação.

Na chamada ?superclassificação?, Losacco dominou e ficou com a pole, fechando sua melhor volta em 1min03s657. ?Largar na pole é começar com o pé direito. Mas ainda temos muito trabalho pela frente. Aqui, é preciso andar rápido, no limite, mas não errar, porque uma escapadinha pode ter conseqüências ruins?, comentou o piloto paulista, depois de engolfado pelos abraços dos mecânicos. ?Espero ter a sorte que sempre tive. Gosto muito de Tarumã e já ganhei duas corridas neste autódromo?. Atrás dele, ficaram Maluhy e Ingo Hoffman, a surpresa do treino. Cacá larga em quarto e Antônio Jorge Neto é o oitavo.