Óbvio que largar na frente numa competição equilibrada como a Stock Car é uma grande vantagem. Esse fator é ainda mais forte em Campo Grande, que recebe sábado a quinta etapa da temporada da Copa Nextel. Nas últimas quatro corridas, o pole-position venceu.
Desde 2003, quando David Muffato partiu da posição de honra e ficou com a vitória, o tabu não foi quebrado. Em 2004 e 2006 (em 2005 Campo Grande ficou fora do calendário) Cacá Bueno manteve a escrita – garantida no ano passado por Tarso Marques. Com um traçado de média velocidade e com poucos pontos de ultrapassagem, o treino classificatório ganha ainda mais importância neste fim de semana.
Para Alceu Feldmann, que tem dois segundos lugares na categoria, sendo que um deles em Campo Grande no ano de 2002, essa prova será mais disputada que o normal. ?Estamos na metade da primeira fase do campeonato. Quem ainda não pontuou vai pro tudo ou nada. No meu caso, tenho que ser cauteloso para somar mais pontos e não me envolver em confusões na corrida. Para isso, é primordial largar entre os dez primeiros?, destaca.
Em 2006, Feldmann partiu da primeira fila, ao lado de Cacá Bueno e cruzou e linha de chegada na quarta posição sob intensa chuva. ?Foi uma corrida difícil, com pouca visibilidade?, lembra o piloto, que já conquistou seis pódios na Stock Car, mas ainda busca sua primeira vitória.
Um dos pontos de preocupação do paranaense este ano é o pit stop. ?Perdi posições importantes em duas corridas por causa da parada. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, entrei no momento errado e me compliquei. Fui para o pit em quarto e voltei em nono. Isso mostra que o reabastecimento tem feito muita diferença este ano?, avalia.
Agenda
A partir de hoje, os motores da Copa Nextel Stock Car aceleram no Autódromo Internacional Orlando Moura para os primeiros treinos livres da quinta etapa da temporada 2008. Os principais pilotos e equipes iniciarão os trabalhos para a disputa, programada para sábado, a partir das 10h15. Os treinos de hoje estão marcados para as 10h35 e 15h05, e amanhã o classificatório começa às 10h15.
Após a prova de Campo Grande, serão mais três provas até a definição dos dez pilotos que vão para o playoff decisivo. No momento, os classificados seriam Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Antonio Jorge Neto, Valdeno Brito, Alceu Feldmann, Átila Abreu, Allam Khodair e Rodrigo Sperafico.