Com uma grande atuação de Thomaz Bellucci, o Brasil assegurou a vitória sobre a Colômbia neste domingo, em São José do Rio Preto, e avançou aos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis. Bellucci derrotou Santiago Giraldo por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/3) e 6/2, e garantiu o triunfo brasileiro por 3 a 1 na série melhor-de-cinco contra os colombianos.

continua após a publicidade

O resultado marca uma grande virada dos brasileiros, que saíram atrás no placar com a derrota do estreante João Souza, o Feijão, no primeiro jogo do confronto, na sexta-feira. Na sequência, Bellucci buscou o empate com uma performance incrível ao virar o placar após estar perdendo por 2 sets a 0.

O Brasil passou à frente no duelo com a vitória da dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo no sábado. E, neste domingo, a equipe nacional selou o triunfo e a vaga nos playoffs com a segunda vitória de Bellucci no confronto.

“Essa vitória é de todo mundo, não só minha. Começamos perdendo, mas lutamos até o final. Nossa equipe é muito forte e mostramos isso nos três dias, jogando em casa. Foi uma grande vitória”, comemorou o número 1 do Brasil, após vencer Giraldo. As boas performances de Bellucci marcam sua redenção na Davis depois de ser criticado por fracas atuações nos últimos confrontos do Brasil.

continua após a publicidade

Neste domingo, Bellucci foi superior desde o início contra Giraldo. O brasileiro chegou a abrir 4/0 no set inicial, com eficientes devoluções e bastante agressividade. A segunda parcial foi mais equilibrada, mas o brasileiro voltou a se impor no tie-break.

Diante de um rival abatido, Bellucci teve pouco trabalho para aplicar novo 6/2 no terceiro set e selar a terceira vitória dos brasileiros. “Entrei com uma tática bem agressiva, tomando a iniciativa dos pontos, fazendo ele correr o tempo inteiro. Ele sentiu a pressão”, comentou o brasileiro.

continua após a publicidade

Com a vaga garantida nos playoffs, a equipe brasileira aguarda agora o sorteio da próxima quarta-feira para descobrir quem será seu adversário, em setembro, em local ainda a ser definido.