Apesar da pausa de 10 dias no calendário de jogos, o Flamengo terá muitos problemas para enfrentar o Figueirense nesta quarta-feira, às 21 horas, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, em confronto válido pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de seis vitórias e vaga no G4, o time rubro-negro voltou a decepcionar com derrotas e está na sétima posição, com 44 pontos.
A principal baixa no confronto é o atacante Paolo Guerrero. Convocado pela seleção do Peru para disputar as Eliminatórias da Copa de 2018, o jogador foi vetado por não ter tempo suficiente de recuperação entre os dois jogos.
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o prata da casa Jorge também não enfrenta os catarinenses e cede espaço para Éverton, recuado para a lateral esquerda. Outro desfalque é Ederson. O meia era aguardado para retornar aos treinamentos nesta semana, mas foi diagnosticado com uma lesão no ligamento colateral do joelho e sem prazo para retorno. O último problema é Marcelo Cirino, que sentiu dores no joelho e não viajou para Santa Catarina.
Mesmo com tantas adversidades, o clima no clube é de tranquilidade. A vitória na última rodada contra o Joinville colocou um fim a uma sequência de três derrotas e apaziguou os ânimos. O período sem jogos no Brasileirão também contribuiu para o técnico Oswaldo de Oliveira reforçar a parte física da equipe e dar confiança a Kayke, substituto do peruano no ataque.
A última partida oficial em que o atacante iniciou como titular foi contra o Coritiba – jogo que abriu a sequência de três derrotas consecutivas. Nas nove partidas que disputou desde o seu retorno, Kayke marcou quatro gols e tem média superior a Guerrero, com o mesmo número de gols, mas quatro jogos a mais.