O Corinthians estuda a possibilidade de pedir para a CBF a transferência de mando de campo de seus jogos no Campeonato Brasileiro ou o adiamento das partidas agendadas para o Itaquerão enquanto o estádio estiver entregue ao Comitê Organizador Rio-2016 durante os Jogos Olímpicos. A previsão dos organizadores é que o clube ficará por aproximadamente um mês sem poder usar a arena.

continua após a publicidade

A medida seria uma maneira de evitar prejuízo devido à queda de arrecadação com bilheteria. Como a CBF não vai interromper o Brasileirão durante os Jogos Olímpicos, o Itaquerão deverá ficar interditado durante oito rodadas do Nacional do próximo ano.

O Corinthians disputaria quatro partidas como mandante e um acordo prevê a utilização do Pacaembu no período sem precisar pagar aluguel. O problema é que, no estádio municipal, a renda com venda de ingressos nestes quatro jogos pode ficar até R$ 6 milhões inferior em relação aos jogos no Itaquerão. “O pedido de mudança nos jogos é uma possibilidade dependendo de como será a tabela do campeonato do próximo ano. Temos de olhar pelo lado positivo de o nosso estádio ser sede dos Jogos Olímpicos”, disse o presidente Roberto de Andrade.

A transferência do mando de campo ou o adiamento de pode fazer com que na reta final do Brasileirão o Corinthians dispute várias partidas seguidas em casa, como ocorreu como o Flamengo em 2007. Naquele ano, por causa da interdição do Maracanã devido aos Jogos Pan-Americanos do Rio, a CBF adiou partidas que seriam disputadas pelo time carioca como mandante.

continua após a publicidade

Assim, na últimas 12 rodadas do Brasileiro, a equipe jogou oito vezes no Maracanã. A sequência de jogos ao lado de sua torcida acabou sendo decisiva para o Flamengo deixar a zona do rebaixamento e conquistar a vaga para a Copa Libertadores com uma rodada de antecedência.

O Itaquerão receberá oito seleções (masculinas e femininas) para 10 partidas durante a Olimpíada. Serão sete dias de jogos, com três rodadas duplas. As partidas serão disputadas entre 3 e 19 de agosto, mas por causa de obras de adaptação do estádio, o Co-Rio assumiria a gestão do estádio a partir do dia 20 de julho.

continua após a publicidade