O Atlético conseguiu um resultado heróico na tarde deste sábado (28), em Porto Alegre. Com um jogador a menos, e sem poder contar com sua principal estrela, Alex Mineiro, que deixou o gramado contundido, o Rubro-Negro teve forças para buscar o empate e segurar a equipe do Grêmio.
O resultado (que poderia ser melhor em favor do time do técnico Antônio Lopes, uma vez que Alex Mineiro sofreu pênalti, não marcado pelo árbitro) mantém o Atlético na 15.ª posição, com 18 pontos, enquanto que o Grêmio segue na terceira colocação, com 25 pontos conquistados.
Numa partida em que o Furacão não pode contar com seu melhor poder de fogo, foi o setor defensivo quem se sobressaiu positivamente. A entrada do jovem Rodolpho na zaga, aliada á volta do meia Evandro deu a segurança que o Atlético não apresentou nas últimas partida.
O Rubro-Negro poderia ter aberto o placar aos sete minutos. Ferreira cruzou na área e Alex Mineiro cabeceou. No lance, o atacante foi atingido por um chute no rosto e precisou ser encaminhado a um hospital de Porto Alegre. O árbitro catarinense Paulo Henrique de Godoy Bezerra mandou seguir o lance.
O Grêmio chegou ao gol aos 45 minutos. Tcheco aproveitou um cruzamento rasteiro da esquerda e fuzilou a meta defendida pelo goleiro Guilherme.
Na segunda etapa, a marcação de ambas as equipes continuou implacável e poucas foram as oportunidades claras de gol. O Grêmio quase ampliou aos 24 minutos. Carlos Eduardo encarou a marcação, invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou à direita da meta de Guilherme.
Com o setor ofensivo pouco acionado no jogo, o Atlético viu suas chances de chegar à igualdade se esvaírem aos 26 minutos. Depois de uma bola dividida com Tcheco, o meia Claiton, que havia entrado no lugar de Evandro, também contundido, levou cartão vermelho e deixou Rubro-Negro em desvantagem também dentro das quatro linhas.
Entretanto, dois minutos depois, o Atlético conseguiu o inesperado. Na bola alçada na área, a zaga do Grêmio vacilou e Marcelo Macedo não perdoou, mandando no canto direito do goleiro Saja.
O Grêmio ainda poderia ter garantido a vitória em três oportunidades, com Tcheco, num chute de fora da área, e com Carlos Eduardo, que mandou pra linha de fundo uma sobra na pequena área.
No final, restou ao Atlético segurar o ímpeto da equipe gaúcha e garantir o empate nos pampas.
O Atlético volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Corinthians, no Joaquim Américo. Já o Grêmio encara o Figueirense, no Orlando Scarpelli, na quinta-feira.