A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quarta-feira que a cidade venezuelana de Barquisimeto será palco do Final Four da Liga das Américas, marcado para os dias 11 e 12 de março e que contará com a participação de três equipes brasileiras: o atual campeão Bauru, o Mogi das Cruzes e o Flamengo.
O quarto semifinalista da Liga das Américas é exatamente o anfitrião do Final Four, o Guaros de Lara. O time venezuelano, aliás, foi o responsável por evitar que quatro times brasileiros avançassem para a etapa decisiva ao garantir o segundo lugar em seu grupo semifinal, atrás do Flamengo, a quem bateu na última rodada, mas à frente do Brasília, para quem havia perdido anteriormente.
No outro grupo semifinal, disputado em Bauru, dois brasileiros se deram melhor, com o Mogi das Cruzes garantindo o primeiro lugar, enquanto os anfitriões ficaram na segunda posição.
A edição de 2016 é a nona da Liga das Américas, dominada por clubes brasileiros, com quatro títulos, e da Argentina, com três. Um time mexicano também já foi campeão. Assim, o Guaros de Lara tentará fazer valer o fator casa para ser o primeiro venezuelano a faturar o título.
A primeira semifinal da Liga das Américas vai ser entre os dois últimos campeões, Flamengo e Bauru. Depois, o Guaros de Lara duelará com o Mogi das Cruzes. Os vencedores se enfrentarão na decisão, enquanto os derrotados disputarão o terceiro lugar do torneio.
“O Final Four tem casa e é Barquisimeto. O Guaros de Lara tem demonstrado grande capacidade organizativa e interesse por acolher o evento final da Liga das Américas 2016. O basquete venezuelano vive um momento histórico e esta competição continental de clubes é uma nova evidência do amor e compromisso que o país tem com nosso esporte. Será um grande fim de semana para os amantes do basquete das Américas”, comentou Usie Richards, Presidente da Fiba Américas.