Monte Carlo – A semana perfeita de Gustavo Kuerten foi encerrada ontem, com a divulgação dos rankings pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com os 35 pontos somados pela conquista do Brasil Open, Guga subiu seis posições e parou no oitavo lugar da lista que considera apenas os resultados do ano.
Agora, o brasileiro tem o total de 90 pontos. Destes, 60 foram conquistados no saibro (35 da Costa do Sauípe, 24 do vice em Viña del Mar e um da primeira rodada de Buenos Aires) e 30 no piso rápido (terceira rodada do Aberto da Austrália e 15 da semifinal de Auckland).
Guga entrou pela primeira vez no top 10 da Corrida neste ano, mas ainda está longe do sétimo colocado, o norte-americano Andy Roddick, que soma 102 pontos. Atrás, o nono colocado, o espanhol Carlos Moyá, aparece com 84 e joga nesta semana em Acapulco para tentar superar o brasileiro.
Quem também se deu bem na semana foi o argentino Agustín Calleri, vice na Bahia. O tenista subiu 19 postos e parou no 15.º, com 57 pontos. Outro destaque foi o eslovaco Dominik Hrbaty, campeão em Marselha. Após seu terceiro título na temporada, ele foi a 128 pontos, no terceiro lugar.
Hrbaty está a apenas 15 do segundo colocado, o russo Marat Safin, mas segue muito atrás do líder, o suíço Roger Federer, campeão do Aberto da Austrália e que soma 212. O quarto colocado no ranking do ano é o espanhol Juan Carlos Ferrero, com 127, e o quinto é o australiano Lleyton Hewitt, com 115.
Entre os brasileiros, o paulista Flávio Saretta amargou queda de 11 posições após a derrota na primeira rodada do Brasil Open. O tenista tem 20 pontos e aparece agora em 65.º lugar. Já Ricardo Mello é o 122.º e os novos representantes, Franco Ferreiro e Pedro Braga, eliminados na primeira rodada na Costa do Sauípe, são os 167.º colocados.