Com a base titular, a seleção brasileira masculina de basquete mostrou que pode voltar a ser competitiva nesta sexta-feira ao vencer o Uruguai por 100 a 63, no Maracanãzinho, em partida válida pelo Super Four. Classificado à final, que será realizada no sábado, a seleção espera o vencedor do confronto entre a rival Argentina e a Austrália.
O destaque da vitória brasileira foi o pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, com 19 pontos e aproveitamento de 67%, além de 11 rebotes. Outro destaque foi Giovannoni, com 14 pontos. Já Tiago Splitter anotou 10 pontos e pegou sete rebotes, e Leandrinho – grande esperança da seleção – terminou com 18 pontos. Pelo lado do Uruguai, Batista terminou o jogo com 11 pontos e oito rebotes.
Criticada por não realizar jogadas de infiltração e arriscar demais arremessos de três pontos, a seleção do técnico Moncho Monsalve demonstrou lapsos de um novo estilo de basquete, com corta-luzes e trocas constantes de posições para confundir a defesa adversária. No jogo, os brasileiros arriscam apenas 15 bolas de três, com aproveitamento de 60%, algo impensável em anos anteriores.
A vitória folgada, no entanto, não serviu para iludir os jogadores. Varejão comemorou o “reinício” de seu trabalho na seleção, mas ainda vê muita coisa a ser feita. “O time ainda comete erros na defesa e no ataque, mas está melhorando. Falta muita coisa, mas vamos conseguir alcançar nossos objetivos”, disse Varejão.
Quem segue a mesma linha de pensamento é Leandrinho. “Até que, por ser nosso primeiro jogo juntos [formação que deve disputar a Copa América, mas ainda sem Marcelinho, que se recupera de lesão], fizemos uma boa partida. É certo que erramos muito, principalmente na defesa, mas jogamos com certo ‘frio na barriga’. O time vai melhorar”.
O ala/pivô Giovannoni também admitiu os erros da equipe e saiu da quadra satisfeito com o desempenho da seleção. “Para um primeiro jogo, creio que esteja mais do que excelente, pois estamos nos adequando ao estilo pedido pelo Moncho Monsalve”.
A seleção brasileira se prepara para a disputa da Copa América, que acontece a partir do dia 26 deste mês, em Porto Rico. As quatro primeiras classificadas garantirão vaga ao Mundial da modalidade, em 2010, na Turquia.