Com titulares, seleção de basquete arrasa o Uruguai

Com a base titular, a seleção brasileira masculina de basquete mostrou que pode voltar a ser competitiva nesta sexta-feira ao vencer o Uruguai por 100 a 63, no Maracanãzinho, em partida válida pelo Super Four. Classificado à final, que será realizada no sábado, a seleção espera o vencedor do confronto entre a rival Argentina e a Austrália.

O destaque da vitória brasileira foi o pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, com 19 pontos e aproveitamento de 67%, além de 11 rebotes. Outro destaque foi Giovannoni, com 14 pontos. Já Tiago Splitter anotou 10 pontos e pegou sete rebotes, e Leandrinho – grande esperança da seleção – terminou com 18 pontos. Pelo lado do Uruguai, Batista terminou o jogo com 11 pontos e oito rebotes.

Criticada por não realizar jogadas de infiltração e arriscar demais arremessos de três pontos, a seleção do técnico Moncho Monsalve demonstrou lapsos de um novo estilo de basquete, com corta-luzes e trocas constantes de posições para confundir a defesa adversária. No jogo, os brasileiros arriscam apenas 15 bolas de três, com aproveitamento de 60%, algo impensável em anos anteriores.

A vitória folgada, no entanto, não serviu para iludir os jogadores. Varejão comemorou o “reinício” de seu trabalho na seleção, mas ainda vê muita coisa a ser feita. “O time ainda comete erros na defesa e no ataque, mas está melhorando. Falta muita coisa, mas vamos conseguir alcançar nossos objetivos”, disse Varejão.

Quem segue a mesma linha de pensamento é Leandrinho. “Até que, por ser nosso primeiro jogo juntos [formação que deve disputar a Copa América, mas ainda sem Marcelinho, que se recupera de lesão], fizemos uma boa partida. É certo que erramos muito, principalmente na defesa, mas jogamos com certo ‘frio na barriga’. O time vai melhorar”.

O ala/pivô Giovannoni também admitiu os erros da equipe e saiu da quadra satisfeito com o desempenho da seleção. “Para um primeiro jogo, creio que esteja mais do que excelente, pois estamos nos adequando ao estilo pedido pelo Moncho Monsalve”.

A seleção brasileira se prepara para a disputa da Copa América, que acontece a partir do dia 26 deste mês, em Porto Rico. As quatro primeiras classificadas garantirão vaga ao Mundial da modalidade, em 2010, na Turquia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo