O fim da linha pode chegar nesta quarta-feira para o técnico Gaúcho, caso o Vasco não vença o Nova Iguaçu, a partir das 22 horas, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela segunda rodada da Taça Rio – o segundo turno do Campeonato Carioca. Auxiliar de carreira em São Januário, o ex-zagueiro sempre assumiu o posto em momentos de transição. Ocorre que desta vez lhe foi pedido para conduzir o time por um tempo maior, talvez até que o diretor técnico Ricardo Gomes possa reassumir o trabalho de campo plenamente.

continua após a publicidade

As duas derrotas consecutivas, para Botafogo e Volta Redonda, reacenderam a desconfiança quanto Gaúcho ser capaz de conduzir como treinador principal um clube da dimensão do time cruzmaltino. E a sombra está dentro de casa, na figura de Ricardo Gomes, que participa ativamente da tomada de decisões quanto a questões táticas e técnicas.

Gaúcho e Ricardo Gomes decidem em conjunto mudanças no esquema, barrações e rotina de trabalho. Mas o peso dos fracassos recai sobre Gaúcho, que comanda o time no banco de reservas e tem autonomia para tomar decisões durante as partidas.

“Não me sinto injustiçado. Estou preparado para isso e conheço a reação do torcedor. Eles comparecem ao estádio e querem vitórias”, disse Gaúcho. “Estou junto com o Ricardo. Ele me ajuda com informações da melhor maneira possível”. Se técnicos com vasto currículo têm dificuldades de suportar momentos adversos, imagine um com pouca experiência como treinador principal.

continua após a publicidade

Cientes desse cenário, os jogadores demonstrar apoio. “Eu não sou a pessoa certa para falar sobre isso, mas o Gaúcho está fazendo um trabalho bem feito. Por causa de uma derrota não podemos pegar o que ele fez e jogar fora. Temos que valorizar. O grupo tem que se unir e só nós, os jogadores, podemos sair dessa situação”, comentou o meia Dakson.

Com o emprego a perigo, Gaúcho ainda tem que lidar com um desfalque crucial. O zagueiro Dedé está com a seleção brasileira e não enfrenta o Nova Iguaçu. André Ribeiro forma dupla defensiva. Esta será a única alteração na equipe que foi derrotada, em casa, no último domingo, pelo Volta Redonda.

continua após a publicidade