O Palmeiras continua com sua boa campanha no Campeonato Paulista. Mesmo com um time reserva, o clube derrotou o Guarani por 1 a 0, neste sábado, no Palestra Itália, pela 11ª rodada. Além de manter a invencibilidade, o time da capital foi para 28 pontos e garantiu a manutenção da liderança.
Para a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou apenas três titulares em campo: Marcos, Danilo e Armero. O treinador poupou os principais jogadores para o confronto desta terça-feira, às 20 horas, diante do Colo Colo (CHI), pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores, no Palestra Itália.
Mesmo com as ausências, o Palmeiras começou bem e criou uma boa oportunidade para inaugurar o marcador aos 15 minutos. Lenny fez linda tabelinha com o meia Evandro e recebeu passe dentro da área. O atacante chutou forte para o gol, mas o goleiro Douglas desviou e mandou pela linha de fundo.
O Guarani demorou para se acertar em campo. No entanto, o time campineiro mandou no jogo a partir dos 25 minutos. Se não fosse a fraca pontaria de Fernando Gaúcho, o clube teria aberto o marcador. Em outras boas oportunidades, Marcos salvou o Palmeiras ao pegar chutas de longa distância de Bruno.
O Palmeiras só voltou a assustar no último lance do primeiro tempo. Aos 45 minutos, Lenny foi derrubado por Danilo dentro da área: pênalti. O próprio Lenny pegou a bola para bater, mas Luxemburgo mandou Marquinhos fazer a cobrança. E o jogador bateu para fora. “Acontece”, disse Marquinhos. “Qualquer um pode perder, até o melhor do mundo”, completou.
No segundo tempo, o Palmeiras teve de mudar. Marcos, machucado, saiu para a entrada de Bruno. Luxemburgo abriu mão do 3-5-2 e colocou o atacante paraguaio Ortigoza na vaga do zagueiro Maurício. Na última alteração, Marquinhos saiu para a entrada de Deyvid Saconni – por ter perdido o pênalti, Marquinhos deixou o campo vaiado.
As mudanças deram certo e o gol da vitória foi marcado aos 34 minutos da etapa final. Ortigoza deu belo passe para Deyvid Saconni. O meia entrou na pequena área, deu um drible de corpo em Douglas e tocou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol do jogador em seu retorno ao time após a lesão no joelho.
O Palmeiras ainda criou outras chances para ampliar, mas Lenny não teve felicidade nas conclusões. Mesmo assim, o clube não encontrou problemas para segurar a vantagem de 1 a 0 até o final. O resultado, além de deixar o time mais perto da vaga nas semifinais no Paulistão, dá um ânimo extra para o jogo contra o Colo Colo pela Libertadores.
Na próxima rodada do Paulistão, o Palmeiras enfrentará o rival Corinthians, em clássico que será disputado em Presidente Prudente, no domingo, dia 8. O Guarani receberá o Noroeste, no sábado, em casa.
Ficha Técnica:
Palmeiras 1 x 0 Guarani
Palmeiras – Marcos (Bruno); Danilo, Jeci e Maurício (Ortigoza); Wendel, Jumar, Sandro Silva, Evandro e Pablo Armero; Lenny e Marquinhos (Deyvid Saconni). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Guarani – Douglas; Éder Baiano (Rafael Fefo), Danilo e Walter; Maranhão, Gláuber, Claudiney, Bruno (Chiquinho) e João Paulo (Henrique); Dairo e Fernando Gaúcho. Técnico: Guilherme Macuglia.
Gol – Deyvid Sacconi, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Jumar, Deyvid Sacconi (Palmeiras); Éder Baiano, Walter, Rafael Fefo (Guarani).
Árbitro – Marcelo Rogério.
Renda – R$ 330.057,50.
Público – 11.617 torcedores.
Local – Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).