No choque dos alviverdes líderes, melhor para o paranaense, que com um gol de pênalti, no final da partida, venceu o mineiro por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (28), em Curitiba. O resultado deixa o Coxa mais líder do que nunca, abrindo seis pontos do próprio Ipatinga, que se encontra na segunda colocação.
Como era de se esperar, o time mineiro mostrou muita disposição e dificultou ao máximo a partida para o Coritiba, tanto que no primeiro tempo as melhores oportunidades foram dos visitantes.
O lance de maior perigo e que assustou a torcida alviverde aconteceu aos 44 minutos da primeira etapa. Gabriel recebeu pela direita e chutou forte, a bola bateu na trave de Edson Bastos.
Correria
Sem querer perder tempo, e com o propósito de deixar o time mais rápido no ataque, René Simões voltou para a segunda etapa com duas modificações, Hugo ? que não fez um bom jogo ? saiu para a entrada de Marlos; e Túlio deu lugar a Ivo.
O Coritiba passou a ter mais domínio de bola, porém, o jogo se tornou truncado, com excessivas faltas. O Coritiba sentia dificuldade em armar o contra-ataque em virtude da forte marcação do Ipatinga. Isso fez com que a melhor oportunidade coxa acontecesse somente aos 35 minutos. Ricardinho arriscou de fora da área, o goleiro do Ipatinga se esticou todo pra salvar. Aos 40 minutos, Gustavo ? que havia entrado em lugar de Keirrison ? cabeceou de frente pro gol, Fred praticou boa defesa. Dois minutos mais tarde foi a vez de Marlos arriscar de longe, outra boa defesa de Fred. Quando tudo parecia que o jogo terminaria de maneira monótona e no 0 a 0, lances capitais e eletrizantes passaram a ocorrer. Aos 44 minutos, Gustavo se enroscou com o jogador do Ipatinga e o juiz, em cima do lance, expulsou o atacante alviverde.
No último ataque coxa-branca, aos 47 minutos, Ricardinho dominou a bola, entrou na grande área, mas foi barrado por Duílio, o juiz marcou pênalti, pra delírio das mais de 28 mil pessoas presentes no Couto Pereira. Anderson Lima teve que bater quatro vezes a penalidade para tirar o grito de gol da garganta do torcedor coxa. No primeiro lance, o lateral cobrou e o goleiro defendeu, mas o bandeira mandou voltar, já que Fred se adiantou. A história se repetiu na segunda e terceira cobrança, quando a bola sobrou para o próprio Anderson Lima mandar para as redes. Na quarta, o jogador mandou um balaço, no canto direito alto, sem chances para o goleiro visitante. A partir daí foi só comemorar e esperar o apito final do árbitro.
Com a vitória, o Coritiba dá mais um grande passo na sua caminhada de volta à divisão de elite do futebol brasileiro. Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Fortaleza, na capital cearense.