Sem grandes novidades em relação ao carro que usou no ano passado, a Ferrari lançou nesta sexta-feira, em Maranello, na Itália, o modelo que Felipe Massa e Fernando Alonso irão pilotar na temporada de 2011 da Fórmula 1. Batizado de F150, em alusão ao aniversário de 150 anos da unificação da Itália, ele traz as cores da bandeira do país na parte traseira do aerofólio.

continua após a publicidade

A Ferrari é a primeira equipe da F-1 a apresentar seu novo modelo para esta temporada. O primeiro teste oficial do carro será realizado na próxima terça-feira, em Valência, na Espanha, quando começam os treinos coletivos da categoria.

O novo carro da escuderia foi desenhado com um nova asa traseira ajustável, que sofreu uma alteração aerodinâmica para o uso do sistema Kers, proibido no ano passado e que voltará a ser permitido nesta temporada. O F150 ainda apresenta um bico alto e asas flexíveis dianteiras, assim como tinha os carros da Red Bull campeão do ano passado. Já o difusor traseiro passou a ser mais simples, por causa do novo regulamento, enquanto o espaço para entrada de ar ficou maior.

Presente na apresentação do novo carro, Alonso destacou o trabalho realizado em 2010, que contribuiu para o desenvolvimento do modelo de 2011, e lembrou que a Ferrari não terá vida fácil neste ano. “Enfrentamos um 2011 com novos desafios, mudanças no regulamento. Será um ano difícil, no qual teremos de aprender muito”, afirmou o piloto, acrescentando que já está mais adaptado ao trabalho na Ferrari após realizar sua temporada de estreia na escuderia.

continua após a publicidade

“Eu acho que conheço o time melhor agora e me sinto muito mais integrado na

equipe. O desenvolvimento ao longo de 2010 foi crucial para o carro novo. Estou me sentindo muito motivado. 2010 foi um ano interessante para mim. Era o meu

continua após a publicidade

primeiro com a Ferrari e gostei muito da atmosfera”, disse o espanhol.

Massa, por sua vez, fará a sua sexta temporada pela Ferrari e demonstrou estar com pressa de ter um carro veloz e eficiente em suas mãos. “Esperamos ver esse carro crescer o mais rápido possível. 2011 será um ano muito competitivo”, destacou o piloto, que viveu um 2010 muito ruim pela escuderia e terá de mostrar serviço nesta temporada. “Estou muito motivado e empolgado, pois acompanhei o desenvolvimento do carro e estou ansioso para começar esse novo ano”, reforçou.

Durante o lançamento do novo carro da Ferrari, o clima de cobrança por resultados ficou claro nas palavras de Stefano Domenicali, chefe da equipe. “O F150 foi criado com um objetivo simples: nossa meta é vencer os campeonatos (de pilotos e construtores). Sabemos que não será fácil, mas é definitivamente o que estamos buscando”, ressaltou o dirigente.

Já ao falar mais especificamente do novo carro, Domenicali enfatizou: “O carro tem um regulamento técnico diferente em relação ao do ano passado, então priorizamos a confiabilidade, que foi a base do nosso trabalho. Queremos chegar à primeira corrida (no dia 13 de março, no Bahrein) com todos os detalhes prontos”.