O Coritiba jogou com
os portões fechados.

Pouca gente viu, mas o Coritiba largou com vitória no Campeonato Brasileiro. Num estádio completamente vazio, com os portões fechados devido a uma punição imposta pelo STJD, o Coxa bateu o Fortaleza por 1 a 0, ontem à tarde, na capital do Ceará.

continua após a publicidade

E a torcida do Leão do Norte não deve lamentar ter ficado de fora. Além da derrota do time da casa, quem conseguiu um lugar nas janelas dos prédios que ficam em volta do estádio Presidente Vargas assistiu a um jogo ruim, em que o Cori criou a maioria das poucas oportunidades de gol.

A partida até que começou movimentada, com o Fortaleza partindo para cima e o Coritiba respondendo nos contra-ataques. Num deles, Marciano recebeu de frente para o goleiro Albérico e chutou no travessão. Minutos mais tarde, o tricolor cearense quase abriu o placar. Marcos Denner recebeu livre, driblou Fernando e, com o gol livre, chutou, inacreditavelmente, pela linha de fundo.

Ainda na primeira etapa, o Coxa conseguiu balançar as redes adversárias, mas Marciano estava impedido quando recebeu o cruzamento de Rubens Júnior.

continua após a publicidade

Se estivesse presente, a torcida certamente vaiaria o placar fechado ao final do primeiro tempo. Quem também não estava satisfeito eram os jogadores do Cori. ?A marcação é o nosso forte e não está funcionando legal hoje?, afirmava Reginaldo Nascimento. O técnico Antônio Lopes parece ter ouvido o capitão alviverde e o Coxa voltou do intervalo com Reginaldo Vital no lugar de Rubens Júnior.

A mudança praticamente acabou com os poucos espaços encontrados pelo Fortaleza. Ricardinho foi deslocado para a lateral esquerda e Vital fechou o meio-campo. O Coxa passou a dominar as ações e o próprio Vital quase abriu o placar. Logo aos quatro minutos ele chutou forte, de fora da área. Albérico bateu roupa, mas conseguiu fazer a defesa em dois tempos.

A vitória

continua após a publicidade

O gol do Cori estava amadurecendo. E ele quase saiu dos pés de Negreiros. Instantes depois de substituir Nunes, o atacante recebeu um lançamento de Vital. Cara a cara com Albérico, ele chutou fraco, em cima do goleiro tricolor.

Mas não demorou muito até a sorte sorrir para o Coxa. Fernando bateu um tiro de meta, Marciano dividiu de cabeça e a bola sobrou para Jackson. De fora da área, o meia coxa-branca bateu forte. Albérico caiu na bola, mas não conseguiu evitar o gol da vitória alviverde.

Com a vantagem no placar, o Cori passou a tocar a bola, diante de um adversário que não conseguia esboçar qualquer reação. Ainda houve tempo para Negreiros perder mais uma oportunidade clara, mas tudo terminou mesmo no 1 a 0.

Autor do gol solitário, Jackson era só alegria ao final da partida. ?Fico muito feliz em ter marcado o gol que nos deu os três pontos. Ainda mais neste campeonato, onde vencer fora é muito importante?, comemorava o herói da tarde.

Alcimar, o oitavo reforço

O Coritiba anunciou mais um reforço para o Campeonato Brasileiro. É o meia Alcimar, artilheiro e sensação do Campeonato Cearense pelo Icasa, vice-campeão estadual. Acompanhado do presidente Giovani Gionédis, Alcimar visitou seus novos companheiros durante o treino do último sábado, em Fortaleza.

O novo jogador coxa-branca tem 28 anos e já assinou contrato até o fim de 2005. Antes de chegar ao Icasa, onde marcou 16 gols no estadual deste ano, Alcimar passou por Sport, Juazeiro, Boa Viagem, Itapipoca, Ceará, Oeiras, Ríver, 4 de Julho, Parnahyba (PI), Moto Clube e América (RN). O meia é o oitavo reforço do Coxa para o Brasileiro, que já trouxe Souza, Elvis, Pereira, Marcelo Peabiru e Silas, da Adap, além de Tiago (artilheiro do Campeonato Paranaense) e Alexandre, do Iraty. Alcimar chega hoje em Curitiba, junto com a delegação alviverde, que retorna após o jogo contra o Fortaleza.

À imprensa cearense, Alcimar falou sobre a chance de defender o Cori e afirmou que espera manter a boa fase que viveu no Icasa. ?Estou feliz, mas consciente de que o sucesso não pode subir à cabeça?, disse a nova esperança de gols da torcida alviverde.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Primeira rodada
Local: Presidente Vargas – Fortaleza (CE).
Árbitro: Cláudio Luciano Mercadante Júnior (PE).
Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Alcides Augusto de Lira Júnior (PE).
Gol: Jackson, aos 30? do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mazinho Lima, Ígor, Jucemar, Jackson e Reginaldo Vital.
Público: O jogo foi realizado de portões fechados.

Fortaleza 0 x 1 Coritiba

Fortaleza
Albérico; Thiago (Danilo), Alan, Ronaldo Angeli e Giba (Clodoaldo); Duti, Indío, Erandir e Mazinho Lima; Marcos Denner e Ígor (Daniel). Técnico: Vágner Benazzi.

Coritiba
Fernando; Jecemar, Miranda, Reginaldo Nascimento e Rubens Júnior (Reginaldo Vitral); Márcio Egídio, Capixaba, Ricardinho e Jackson (Laércio); Marciano e Nunes (Negreiros). Técnico: Antônio Lopes.