Com oito ouros em 17 provas, EUA seguem dominando Mundial Indoor de Atletismo

Competindo em casa, em Portland, os Estados Unidos estão dominando o Mundial Indoor de Atletismo. Após a realização de 17 provas em três dias, os norte-americanos chegam a este domingo, último dia de competições, com oito medalhas de ouro e 15 no total. Assim, se aproximam de bater o recorde histórico de 10 ouros e 18 medalhas, obtido há quatro anos, em Istambul, na Turquia.

Os americanos têm a melhor estrutura do mundo para provas indoor e comprovam isso no Mundial. No sábado, ganharam três ouros. Na prova feminina dos 60m, a vitória ficou com Barbara Pierre, que correu a distância em 7s02. Ela foi seguida da holandesa Dafne Schippers, que vai chegar ao Rio-2016 como atual vice-campeã mundial dos 60m e dos 100m e campeã dos 200m – essas duas provas mais longas só são disputadas no Mundial aberto.

Ashton Eaton segue soberano na prova combinada masculina e venceu no heptatlo, que é a versão indoor do decatlo. Bicampeão mundial outdoor (2013 e 2015), ele agora é tricampeão indoor (2012, 2014 e 2016), além de ter sido campeão olímpico em 2012. No Rio-2016, será favoritíssimo a mais um ouro.

Os EUA ainda ganharam ouro nos 800m, com Boris Berian, e no arremesso de peso feminino, com Michelle Carter. Nos 400m para mulheres, o pódio teve duas americanas, mas o ouro ficou com Oluwakemi Adokoya, do Bahrein. Entre os homens, o título foi para Pavel Maslak, da República Checa.

Os 1.500m para mulheres tiveram quatro etíopes nos quatro primeiros lugares. Só que o ouro, no quadro de medalhas, foi para a Holanda, país que Sifan Hassan defende como naturalizada. Já a China ganhou seu primeiro ouro com Din Dong, no salto triplo.

Curiosamente, tirando os EUA, que têm 15 medalhas, nenhum outro país foi ao pódio mais de três vezes. A segunda do quadro é a Holanda, com um ouro e uma prata. A Rússia, que ganhou oito medalhas em média nas últimas quatro edições, está suspensa por conta do escândalo de doping.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo