O técnico Tite divulgou nesta sexta-feira (15) a convocação da seleção brasileira para os confrontos contra a Bolívia e o Chile, em outubro, pelas duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia. 24 jogadores foram chamados para estes duelos, com algumas surpresas na lista.

continua após a publicidade

Entre as novidades, estão o lateral-direito Danilo, do Manchester City, da Inglaterra, os volantes Arthur, do Grêmio, e Fred, do Shakthar Donetsk, da Ucrânia, o meia Diego, do Flamengo, e o atacante Diego Tardelli, do Shandong Luneng, da China. Além deles, o zagueiro Jemerson, do Monaco, da França, embora tenha substituído Miranda contra a Colômbia, na última partida, foi chamado pela primeira vez na lista inicial.

“Diego Tardelli tem uma história na Seleção muito boa. É um legado do Dunga em suas convocações, jogando bem. Enfrentei ele no Atlético-MG, era um terror para jogar contra. Números extremamente expressivos. Nos últimos quatro meses, foram 11 gols em 13 jogos. Joga de externo ou por dentro”, disse Tite em relação à convocação de Diego Tardelli, talvez o nome que mais tenha chamado a atenção.

“É um garoto jogando com uma naturalidade, fora de casa, com nível de concentração muito alto. Não posso fechar portas para um atleta num setor onde ele é importante, mesmo sendo jovem. Não sei se daqui a nove meses ele terá uma confirmação. Ele tem uma expectativa futura. Sempre comparo com o Gabriel Jesus”, explicou em relação a Arthur.

continua após a publicidade

Com essas mudanças, nomes como o lateral-direito Fágner, do Corinthians, o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, o meia Giuliano, do Fenerbahçe, da Turquia, e o atacante Taison, normalmente lembrados, desta vez ficaram de fora.

“Eu fico fomentando para que o atleta fique com perspectiva de arrebentar. Competir em alto nível te faz elevar. Não tenho (uma porcentagem de equipe fechada para a Copa do Mundo). Por isso essa importância de uma estrutura para acompanhar o atleta”, completou o treinador do Brasil, garantindo que, embora o país esteja já classificado para a Copa, exigirá foco máximo nestes duelos.

continua após a publicidade

A seleção entra em campo no dia 5 de outubro em La Paz, contra a Bolívia, e no dia 10, contra o Chile, às 20h30, no Allianz Parque, casa do Palmeiras.

Confira a lista completa de convocados:

Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City-ING)

Laterais:
Daniel Alves (PSG-FRA)
Danilo (Manchester City-ING)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros:
Jemerson (Monaco-FRA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Meias:
Arthur (Grêmio)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Fred (Shakthar Donetsk-UCR)
Paulinho (Barcelona-ESP)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Renato Augusto (Benjing-CHI)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes:
Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHI)
Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Neymar (PSG-FRA)