Contando com o retorno do número 1 do mundo Rafael Nadal, a Espanha não deu chances à Bélgica nesta sexta-feira e abriu 2 a 0 na série melhor-de-cinco jogos pela primeira rodada da Copa Davis. O confronto está sendo disputado em piso duro na cidade belga de Charleroi.
Nadal venceu a segunda partida do dia ao superar Ruben Bemelmans por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2, em 1h54min. O líder do ranking mostrou estar completamente recuperado de uma lesão na coxa esquerda. Sem ter o saque quebrado, ele falhou menos (20 a 38 erros não forçados) e foi mais incisivo nos golpes, com 42 winners contra 31 do rival.
Mais cedo, Fernando Verdasco abriu o duelo com uma vitória fácil sobre Xavier Malisse, por 6/4, 6/3 e 6/1. O número nove do mundo chegou a perder o saque no segundo set, mas não teve a vitória ameaçada.
No sábado, os espanhóis poderão assegurar o triunfo na série se vencer a partida de duplas. Verdasco e Feliciano Lopez vão enfrentar os locais Malisse e Olivier Rochus. Caso os belgas somem seu primeiro ponto, o duelo será decidido no domingo. Nadal duelará com Malisse, enquanto Verdasco vai encarar Bemelmans. A equipe vencedora enfrentará na segunda rodada o vitorioso do duelo entre Chile e Estados Unidos.
Ainda nesta sexta, a França também abriu 2 a 0 sobre a Áustria, no saibro de Viena. Jeremy Chardy surpreendeu Jurgen Melzer por 7/5, 6/4 e 7/5 no primeiro jogo. Na sequência, Gilles Simon bateu Stefan Koubek por 6/0, 6/2 e 6/3. Se confirmar o favoritismo no sábado, a França vai enfrentar na sequência o vencedor do confronto entre Alemanha e Croácia.