O Liverpool conseguiu neste sábado o resultado que esperava, mas não do jeito que esperava. O líder disparado do Campeonato Inglês confirmou seu enorme favoritismo ao vencer fora de casa o Norwich City, mas o lanterna da competição deu muito trabalho ao poderoso adversário e acabou caindo por 1 a 0 com um gol marcado na reta final da partida.

continua após a publicidade

Agora o Liverpool ostenta 25 vitórias e um empate em 26 rodadas do campeonato. É a melhor marca da história das principais ligas europeias a essa altura da competição – até então, o recorde era do Bayern de Munique, com 24 vitórias e dois empates nas 26 primeiras rodadas do Campeonato Alemão da temporada 2013/2014.

Contando a temporada passada, o campeão do mundo completou 43 jogos de invencibilidade no Campeonato Inglês, superando as 42 partidas do Nottingham Forest na temporada 1977/1978. O recorde pertence ao Arsenal: 49 jogos sem derrota, marca alcançada em 2004.

A diferença de pontos entre o Liverpool e o Manchester City agora é de 25 pontos (76 a 51). A equipe comandada por Pep Guardiola, atual bicampeã inglesa, jogará na quarta-feira contra o West Ham. O time dirigido por Jürgen Klopp deu neste sábado mais um passo para conquistar o título nacional, o que não ocorre desde 1990. A vantagem na liderança é tão grande que o Liverpool só precisa de cinco vitórias nas 12 últimas partidas para ser campeão, independentemente dos resultados do City.

continua após a publicidade

Com uma defesa bem montada, o Norwich complicou muito o jogo para o Liverpool no primeiro tempo. O time de Klopp tinha a bola constantemente em seus pés e trocava muitos passes, mas não conseguia entrar na área adversária. Do outro lado do campo, o ataque dos donos da casa nada fazia, e na única vez que criou um lance de perigo o goleiro Alisson apareceu para manter o 0 a 0 no placar.

O Liverpool continuou pressionando muito o Norwich no segundo tempo, mas a resistência do lanterna do Inglês se mantinha grande. Só que, aos poucos, a defesa dos anfitriões foi cansando. E aí apareceu Sadio Mané, que saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória. Aos 32 minutos, o senegalês recebeu um lançamento de Henderson, dominou a bola com o pé direito e rapidamente mandou um chute de pé esquerdo para abrir o placar.

continua após a publicidade

Mané voltou neste sábado ao Liverpool após ter ficado fora das duas partidas do time no campeonato por causa de uma lesão muscular. Roberto Firmino ainda perdeu um gol fácil a poucos minutos do fim, mas essa chance desperdiçada não fez falta ao líder do Inglês, que já conta as semanas para comemorar o título.

Horas antes, o Burnley venceu o Southampton por 2 a 1 como visitante. Com isso, chegou a 34 pontos, na décima colocação do Campeonato Inglês. Já o Southampton está em 13.º lugar, com 31.