Boicotado na seleção que foi vice-campeã da Copa do Mundo no ano passado, o atacante Carlito Tevez é a grande novidade de Argentina para a Copa América. Decisivo para levar a Juventus à semifinal da Liga dos Campeões, o atacante é um dos 30 jogadores pré-convocados pelo técnico Gerardo Martino nesta segunda-feira. Sete ainda precisarão ser cortados até o fim do mês.
Tevez chegou a ficar mais de três anos sem servir à seleção, quando o time era comandado por Alejandro Sabella. Quando Gerardo Martino chegou ao comando da equipe, voltou a convocar o atacante, que atuou em quatro partidas amistosas da Argentina deste então. Só em uma, entretanto, foi titular.
Afinal, a Argentina vai chegar à Copa América com um ataque de respeito. A lista de Martino tem Lionel Messi, Sergio Agüero, Ezequiel Lavezzi e Gonzalo Higuaín. Nicolás Gaitán, do Benfica, de Portugal, é um dos favoritos para entrar na lista de cortes.
As opções eram tantas que Martino deixa de fora da Copa América dois dos destaques do Campeonato Italiano: Mauro Icardi, que já fez 18 gols pela Inter de Milão, e Paulo Dybala, garoto de 21 anos que é a grande revelação do torneio.
Dos 30 convocados por Martino, só quatro atuam no futebol local. A surpresa é a presença do lateral Milton Casco, de 27 anos, que jogou com o treinador no Newell’s Old Boys e nunca havia sido chamado. Também foram lembrados o volante Fernando Gago (Boca Juniors) e o meia Maxi Rodríguez (Newell’s), além de Federico Mancuello, de 26 anos, capitão do Independiente.
A Argentina começa a treinar para a Copa América em 1.º de junho, cinco dias antes de realizar amistoso contra a Bolívia. No dia 7, a equipe viaja para o Chile. Na Copa América, estará no Grupo B, jogando contra Uruguai, Paraguai e Jamaica.
Mascherano e Messi se apresentarão direto no Chile caso o Barcelona dispute a final da Liga dos Campeões, em 6 de junho. Tevez deverá se juntar ao grupo em atraso de qualquer forma, porque a Juventus, ainda que seja eliminada na Liga, tem final da Copa da Itália programada para 7 de junho.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS PELA ARGENTINA:
GOLEIROS – Sergio Romero (Sampdoria), Nahuel Guzmán (Tigres, do México), Mariano Andújar (Napoli) e Agustín Marchesín (Santos Laguna, do México);
ZAGUEIROS – Pablo Zabaleta, Martín Demichelis (Manchester City), Marcos Rojo (Manchester United), Milton Casco (Newell’s Old Boys), Lucas Orban, Nicolás Otamendi (Valencia), Facundo Roncaglia (Genoa), Ezequiel Garay (Zenit, da Rússia) e Federico Fernández (Swansea City);
MEIO-CAMPISTAS – Javier Mascherano (Barcelona), Lucas Biglia (Lazio), Ever Banega (Sevilla), Roberto Pereyra (Juventus), Fernando Gago (Boca Juniors), Ángel Di María (Manchester United), Federico Mancuello (Independiente, Argentina), Maxi Rodríguez (Newell’s), Enzo Pérez (Valencia), Erik Lamela (Tottenham) e Javir Pastore (PSG);
ATACANTES – Lionel Messi (Barcelona), Nicolás Gaitán (Benfica), Sergio Agüero (Manchester City), Carlos Tevez (Juventus), Ezequiel Lavezzi (PSG) e Gonzalo Higuaín (Napoli).