Fabiana Murer conseguiu um importante resultado no sábado. A brasileira venceu a prova do salto com vara da etapa de Nova York da Liga Diamante, ao saltar 4,77 m. A medalha de prata ficou com a cubana Yarislei Silva, com 4,70 m, seguida pela grega Nikolia Kiriakopoulou, com 4,60 m.
A marca atingida pela brasileira neste sábado é a melhor do mundo na temporada. Antes, o salto mais alto do ano pertencia à australiana Alana Boyd, com os 4,76 m estabelecidos em fevereiro. Em agosto do ano passado, Fabiana conquistou o Campeonato Mundial com 4,85 m.
Fabiana e seu técnico Elson Miranda viajam para Fórmia, na Itália, onde realizam mais um período de treinamento com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, antes das últimas competições preparatórias para os Jogos Olímpicos.
Outros dois brasileiros disputaram a etapa de Nova York da Liga Diamante. Keila Costa alcançou 14,12 m e ficou com a quarta colocação do salto triplo, prova vencida pela cazaque Olga Rypakiva, que saltou 14,71 m. Já Diomar Noêmio de Souza ficou em sétimo nos 800 m, com o tempo de 1min47s13, e não atingiu o esperado índice olímpico.