Se não vinha encontrando adversários à altura em quadra, o sérvio Novak Djokovic perdeu para o próprio corpo nesta quinta-feira. O número 1 do mundo precisou abandonar a partida diante do espanhol Feliciano López após perder o primeiro set e caiu nas quartas de final do Torneio de Dubai. Melhor para seu adversário, que viu cair no colo a improvável vaga na próxima fase.

continua após a publicidade

Debilitado por uma infecção no olho, Djokovic já havia feito um primeiro set irreconhecível, no qual caiu por 6 a 3. Antes que a segunda parcial começasse, o sérvio pediu atendimento, apontou diversas vezes para o rosto enquanto conversava com o médico e decidiu abandonar a quadra.

Quem revelou a gravidade da lesão de Djokovic foi justamente Feliciano López. O sexto cabeça de chave do torneio explicou que o sérvio justificou o abandono dizendo que vem sofrendo com uma infecção no olho “há vários dias”.

A inesperada derrota veio um dia depois de Djokovic completar 700 vitórias na carreira. O sérvio, aliás, vive grande momento. Esta será a primeira vez que ele não estará na final de um torneio em mais de um ano. A última vez que isso aconteceu foi em Doha, em janeiro de 2015, quando ele caiu nas quartas de final para Ivo Karlovic.

continua após a publicidade

López, que não tem nada com isso, pôde comemorar a vaga nas semifinais. O número 24 do mundo terá pela frente a grande surpresa do torneio, o veterano Marcos Baghdatis. Número 57 do ranking, o cipriota de 30 anos passou nas quartas pelo também espanhol Roberto Bautista Agut, quarto cabeça de chave, em dois sets, com direito a “pneu”: 7/5 e 6/0.

Com a queda de Djokovic, o favoritismo em Dubai ficou com o suíço Stan Wawrinka. O cabeça de chave número 2 do torneio chegou às semifinais nesta quinta-feira ao eliminar o alemão Philipp Kohlscheiber, 28.º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1.

continua após a publicidade

Para avançar à final, Wawrinka terá que passar por outra surpresa da competição: o australiano Nick Kyrgios. O temperamental número 33 do ranking eliminou nesta quinta o terceiro cabeça de chave em Dubai, o checo Tomas Berdych, por 2 sets a 0, com duplo 6/4.