O Ceará está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Luiz Otávio, sendo o da vitória aos 48 minutos do segundo tempo, o clube cearense superou o Bahia, de virada, por 2 a 1, nesta segunda-feira, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 27.ª rodada, e deixou o grupo do descenso. Já os baianos perderam a chance de entrar no G6.
A vitória fez o Ceará chegar aos 29 pontos na 15.ª colocação. Com o resultado, o Cruzeiro voltou para a degola, com 28. O Bahia, enquanto isso, parou nos 41 pontos, na oitava posição.
O primeiro tempo foi bem movimentado, mas sem grandes chances. A única surgiu só aos 40 minutos, quando João Lucas, do Ceará, bateu falta fechada, mas Douglas defendeu com a ponta dos dedos e evitou o gol.
No segundo tempo, o goleiro Douglas voltou a aparecer em chute perigoso de Pedro Ken. O Bahia só acordou aos 22 minutos. Fernandão tocou para Arthur Caíke que chutou na saída de Diogo Silva. O goleiro, no entanto, fez boa defesa. Cinco minutos depois, Ricardo bateu falta e acertou a rede do Bahia pelo lado de fora.
Se o Ceará não fez, o Bahia estufou as redes. Artur, aos 30 minutos, aproveitou cruzamento de Marco Antônio e fez de cabeça o primeiro do jogo. Aos 34, Douglas voltou a salvar o Bahia. João Lucas deixou dois para trás e cruzou para Bergson que cabeceou firme, mas o goleiro fez ótima defesa.
Aos 39 minutos, porém, não deu para Douglas. Leandro Carvalho bateu escanteio na medida certa e Luiz Otávio, de cabeça, deixou tudo igual. Aos 48 minutos, ele voltou a aparecer. Felipe Baxola bateu escanteio e Luiz Otávio fez mais um de cabeça para garantir os três pontos aos visitantes.
Bahia e Ceará jogarão no próximo sábado pela 28.ª rodada do Brasileirão. O clube baiano receberá o Internacional, às 19 horas, na Fonte Nova, em Salvador. O Ceará, por sua vez, enfrentará o Vasco às 17 horas no Castelão, em Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 CEARÁ
BAHIA – Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Guerra (Marco Antônio); Artur, Élber (Arthur Caíke) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
CEARÁ – Diogo Silva; Cristovam, Luiz Otávio, Tiago Alves (Valdo) e João Lucas; William Oliveira, Ricardinho, Pedro Ken (Leandro Carvalho), Felipe Baxola e Lima (Mateus Gonçalves); Bergson. Técnico: Adílson Batista.
GOLS – Artur, aos 30, e Luiz Otávio, aos 39 e aos 48 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Luiz Flávio de Oliveira (SP).
CARTÕES AMARELOS – Guerra, Élber (Bahia); Bergson, Cristovam, Felipe Baxola (Ceará).
RENDA – R$ 282.766,00.
PÚBLICO – 28.830 torcedores
LOCAL Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).