O Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada, graças a um gol de Cristian aos 48 minutos do segundo tempo – no último lance da partida – e reverteu a vantagem para a semifinal do Campeonato Paulista, podendo jogar por um empate na próxima partida. “Essa vitória nos motiva ainda mais, foi com cara de Corinthians”, resumiu o atacante Ronaldo no fim do jogo.
Os quase 32 mil torcedores que compareceram ao Pacaembu assistiram a um jogo movimentado, com boas chances de gol para os dois lados. Mesmo pressionando desde o começo, mas com poucos chutes ao gol, o Corinthians viu justamente o São Paulo marcar primeiro, com Miranda, aos 24 minutos: Jorge Wagner cobrou falta na área e o zagueiro, após empurrar Chicão, desviou de leve de cabeça, na pequena área, para marcar o gol.
Quatro minutos depois veio o empate, com Elias. O volante pegou a bola, passou por Miranda e, antes de André Dias o alcançar, chutou de bico, no canto. Depois disso, aproveitando que toda a defesa do São Paulo já tinha recebido cartões amarelos, o técnico Mano Menezes mandou seu time atacar ainda mais. A tática deu certo e André Dias foi expulso aos 10 minutos do segundo tempo.
O Corinthians ainda contou com boas defesas do goleiro Felipe, que parou finalizações de Borges e Jorge Wagner. Já Rogério Ceni quase entregou o jogo, quando o jogo ainda estava empatado, em pelo menos oportunidades, com duas falhas flagrantes.
Quando o jogo já parecia definido, Cristian, aos 48 minutos, surgiu pela esquerda e arriscou o chute forte de fora da área, sem chance de defesa para Rogério Ceni, acertando o canto, e garantindo a virada no placar.
As duas equipes voltarão a campo no próximo domingo, novamente às 16 horas, no Morumbi, para o jogo de volta da semifinal do Paulistão. Os times, porém, jogam antes no meio da semana. O Corinthians enfrentará o Misto-MS, pela Copa do Brasil, em Campo Grande, na quarta-feira, enquanto o São Paulo vai encarar o Independiente, em Medellín, na Colômbia, no mesmo dia.
Ficha Técnica:
Corinthians 2 x 1 São Paulo
Corinthians – Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias (Souza) e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.
São Paulo – Rogério Ceni; André Dias, Rodrigo e Miranda; Arouca (Joílson, depois Renato Silva), Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Borges e Washington (Dagoberto). Técnico: Muricy Ramalho.
Gols – Miranda, aos 24, e Elias, aos 28 minutos do primeiro tempo. Cristian, aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Ronaldo, Dentinho, William (Corinthians); Rodrigo, Miranda e Borges (São Paulo).
Cartão vermelho – André Dias (São Paulo).
Árbitro – Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa).
Renda – R$ 1.109.811,50.
Público – 30.838 pagantes (31.751, no total).
Local – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).