O Fluminense empatou por 3 a 3 com o líder Cruzeiro e deixou escapar a chance de chegar ao G4 do Campeonato Brasileiro, neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 19.ª rodada. Esse foi o jogo 500 da carreira de Fred, mas quem brilhou foi o atacante celeste Marcelo Moreno, que fez uma pintura ao marcar de voleio. O resultado não abalou a campanha impecável do time mineiro, que lidera com 43 pontos. O clube tricolor carioca, no entanto, segue em quinto, com 31.

continua após a publicidade

O duelo marcou 500 jogos de Fred como atleta profissional. O adversário não poderia ser mais especial, já que o Cruzeiro é o time de infância do atacante, além de ser o clube em que o jogador ganhou projeção nacional. Porém, foi no Fluminense que ele chegou ao auge, quando ganhou o posto de titular absoluto da seleção brasileira na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo, no Brasil. A atuação dele, contudo, foi fraca e se resumiu a uma bola chutada na trave no primeiro tempo.

O JOGO – O clima com sol forte e calor intenso no Rio fez com que os jogadores iniciassem a partida em um ritmo lento. O Cruzeiro foi quem começou a tomar as iniciativas, principalmente pelas laterais do campo. E logo aos 11 minutos, em uma disputa de bola na área, Cícero pôs o pé no rosto de Samudio e o árbitro assinalou pênalti, que Julio Baptista converteu.

Após o gol, o time tricolor carioca passou a pressionar o adversário e logo tomou o controle do jogo. Os habilidosos meias do Fluminense – Wagner, Cícero e Conca – transitavam com facilidade no campo de ataque e envolviam os marcadores. Assim, os gols não demoraram a sair. Aos 16 minutos, Wagner recebeu cruzamento de Conca e cabeceou para empatar. Em seguida, Cícero recebeu um passe de Chiquinho na área e completou para virar o jogo.

continua após a publicidade

O Fluminense seguiu firme na frente e por pouco Fred não ampliou ao carimbar um chute na trave; a bola sobrou livre para Conca completar, mas o goleiro Fábio salvou em uma grande defesa. E o Cruzeiro não perdoou. Na jogada seguinte, Júlio Baptista recebeu a bola na meia-lua e bateu rasteiro para marcar pela segunda vez.

O time mineiro voltou melhor do intervalo. A equipe do técnico Marcelo Oliveira diminuiu os espaços e começou a incomodar os donos da casa. Aos 13 minutos, depois de uma disputa na área do Fluminense, a bola sobrou no alto para Marcelo Moreno fazer um golaço de voleio. E, por várias vezes, os visitantes levaram sufoco ao gol de Klever.

continua após a publicidade

Com certa apatia, os donos da casa não conseguiam reagir. Então, Cristóvão Borges acertadamente colocou Kenedy no lugar do lateral-direito Bruno. O jovem atacante entrou aplicado, se movimentando bastante e, em belo chute de fora da área, empatou o jogo, nos momentos finais. A partir daí, o líder isolado Cruzeiro só fez administrar o tempo para garantir o empate.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 x 3 CRUZEIRO

FLUMINENSE – Klever; Bruno (Kenedy), Henrique (Marlon), Elivélton e Chiquinho; Diguinho, Jean, Cícero, Wagner e Conca; Fred. Técnico: Cristóvão Borges.

CRUZEIRO – Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Samudio (Ceará); Henrique, Nilton e Willian (Willian Farias); Marlone, Julio Baptista (Marquinhos) e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.

GOLS – Julio Baptista, aos 13 (pênalti) e aos 43, Wagner, aos 16, e Cícero, aos 22 minutos do primeiro tempo; Marcelo Moreno, aos 13, e Kenedy, aos 43 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Cícero (Fluminense); Samúdio e Dedé (Cruzeiro).

ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).

RENDA – R$ 617.385,00.

PÚBLICO – 25.534 pagantes (27.194 no total).

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).