Com um gol do meia Ricardinho no apagar das luzes, o Atlético Mineiro venceu nesta quarta-feira o Prudente por 1 a 0, no Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG), e avançou na Copa Sul-Americana. A primeira partida havia terminado empatada por 0 a 0 e a classificação aliviou a pressão sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo, já bastante contestado pela torcida e ameaçado de perder o emprego em razão da desastrosa campanha no Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O time de Presidente Prudente (SP), comandado pelo técnico interino Márcio Barros (Toninho Cecílio foi comandar o Vitória), segurou o empate até os 48 minutos do segundo tempo. Quando todos imaginavam que a classificação seria decidida na disputa por pênaltis o Atlético arrancou o gol da vitória. É a primeira vez que o time mineiro avança à fase internacional da competição.

Pressionado pelo empate no primeiro jogo e pelos fracos resultados no Brasileirão, o time atleticano demonstrou nervosismo no primeiro tempo. A equipe não conseguia criar chances de gol e, inseguro no setor defensivo, permitia espaços para os adversários. Ainda na etapa inicial, o técnico atleticano abandonou o esquema com três zagueiros, logo após a lesão do equatoriano Jairo Campos.

Luxemburgo colocou em campo o atacante Neto Berola, que deu mais combustível ofensivo ao time mineiro. O Atlético melhorou, teve duas boas oportunidades – com o zagueiro Werley e o meia-atacante Diego Souza -, mas não o bastante para ir para o vestiário com a vantagem no placar. Como tem se tornado rotina nos últimos jogos, os jogadores alvinegros deixaram o gramado debaixo de vaias.

continua após a publicidade

Mas o Atlético voltou com muito mais apetite na etapa final e sufocou o adversário, contando principalmente com o ímpeto de Neto Berola. Embora bastante superior em campo, o time mineiro esbarrou na grande atuação do goleiro Giovanni.

Contudo, aos 48, quando todos já se preparavam para as penalidades, o jovem atacante do Atlético iniciou a jogada que Ricardinho concluiu de pé esquerdo para fazer 1 a 0 e dar a vitória à equipe mineira. Após o jogo dramático, Luxemburgo deixou o campo visivelmente aliviado, mas tentou demonstrar tranquilidade. “É assim mesmo. É assim que a banda toca”.

continua após a publicidade

Ficha Técnica:

Atlético-MG 1 x 0 Prudente

Atlético-MG – Fábio Costa; Werley, Jairo Campos e Lima; Diego Macedo, Serginho, João Pedro, Ricardinho e Fernandinho (Leandro); Diego Souza e Ricardo Bueno (Obina). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Prudente – Giovanni; Paulo César, Anderson Luís, Leonardo e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, João Vitor, Anderson Pedro e Wesley (Carlos Eduardo); Rafael Martins (Deyvid Sacconni) e Wanderley (Willian). Técnico: Márcio Barros (interino).

Gol – Ricardinho, aos 48 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Rodrigo Mancha e Marcelo Oliveira (Prudente).

Árbitro – Heber Roberto Lopes (Fifa/PR).

Renda – R$ 57.170,00.

Público – 3.658 pagantes.

Local – Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)