Com gol nos acréscimos, o Atlético-GO surpreendeu o líder Fluminense com uma vitória por 2 a 1, de virada, neste sábado, no Estádio Serra Dourada, na abertura da 21.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O revés, sofrido aos 46 minutos do segundo tempo, impediu o time carioca de disparar na liderança da tabela já que o rival Corinthians perdeu do Grêmio por 1 a 0, no Pacaembu. As duas derrotas mantiveram a vantagem de três pontos do Fluminense na primeira colocação.
O Atlético, por sua vez, deu sequência a sua reação na classificação. Após deixar a lanterna, o time de Goiânia alcançou a 17.ª colocação, com 20 pontos, três a menos que o Flamengo, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Atlético e Fluminense fizeram um início de jogo de forte marcação e poucas oportunidades de gol. Aos poucos, o time visitante passou a coordenar suas jogadas e chegou ao primeiro gol aos 22 minutos. Deco deu belo lançamento para Conca, que cruzou para Washington balançar as redes.
A reação atleticana foi imediata. Aos 29, William aproveitou passe de Elias, driblou dois marcadores e acertou o canto do goleiro Fernando Henrique. O Fluminense não se abalou e acertou o travessão de Márcio duas vezes antes do intervalo, com Washington, em cobrança de falta, e Gum, após rápido contra-ataque.
A equipe carioca manteve a pressão em busca da vitória no segundo tempo. Muricy Ramalho trocou o zagueiro André Luis pelo atacante Marquinho. Na metade da etapa, o Fluminense passou a atuar com um jogador a mais. Gilson foi expulso e deixou os anfitriões em desvantagem numérica.
O líder do campeonato não soube aproveitar o espaço em campo e acabou sofrendo o segundo gol nos acréscimos. Aos 46 minutos, Juninho bateu cruzado e garantiu a vitória dos donos da casa.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrentará o Corinthians, no Engenhão, quarta-feira, na disputa direta pela primeira colocação da tabela. O Atlético vai visitar o Santos, na Vila Belmiro, no mesmo dia.
Ficha Técnica:
Atlético-GO 2 x 1 Fluminense
Atlético-GO – Márcio; Dida, Daniel Marques, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Ramalho, Robston, William (Juninho) e Elias (Anailson); e Josiel (Diogo Galvão). Técnico: René Simões.
Fluminense – Fernando Henrique; Gum, André Luis e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia, Carlinhos, Deco, Conca e Júlio Cesar (Belletti); Washington. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols – Washington, aos 22, e William, aos 31 minutos do primeiro tempo. Juninho, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Juninho (Atlético-GO); Belletti (Fluminense).
Cartão vermelho – Gilson (Atlético-GO).
Árbitro – Wallace Nascimento Valente (ES).
Renda – R$ 240.540,00.
Público – 10.475 pagantes.
Local – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).