Cerca de 50 mil torcedores foram ao estádio do Maracanã, no Rio, dispostos a ver a estreia de Paolo Guerrero com a camisa do Flamengo em casa e não se decepcionaram. Mais uma vez o atacante fez gol e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, neste sábado, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time carioca chegou aos 16 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. A equipe gaúcha, por sua vez, se manteve no G4, com 26 pontos, mas pode ser ultrapassada por São Paulo ou Sport, que se enfrentam neste domingo.

continua após a publicidade

Os donos da casa começaram a partida imprimindo um ritmo forte, sempre buscando o atacante Guerrero na área. A equipe gaúcha suportou bem até os 20 minutos e então começou a reagir. Aproveitando uma brecha na defesa flamenguista, Galhardo invadiu a área e chutou no travessão. Depois disso, o Grêmio seguiu no controle das iniciativas. Povoava o meio de campo, de modo que a criação rubro-negra ficou neutralizada, e na hora de atacar, subia em grande número.

Desorganizado, o Flamengo tinha dificuldade para escapar da marcação do Grêmio que, aliás, abusou de faltas duras. Mas, ainda assim, foram os donos da casa que abriram o placar. Aos 40 minutos, Ayrton cruzou na área, Marcelo cabeceou e o goleiro Marcelo Grohe acabou dando o rebote, que Guerrero escorou para o gol.

A partida ficou mais equilibrada depois do intervalo. Arthur Maia entrou bem no lugar de Marcelo Cirino e pôs o Flamengo de volta no jogo. Emerson por pouco não ampliou em bobeira de Marcelo Grohe. Para piorar, o técnico Roger Machado mexeu mal ao trocar Douglas por Fernandinho e viu a sua equipe cair de produção.

continua após a publicidade

Em busca de aumentar a vantagem, o time de Cristóvão Borges fez uma blitz na área gremista e em cinco minutos teve duas chances claras de gol, em finalizações de Wallace e Everton. Sem fôlego, o Grêmio ainda tentou pressionar em bolas paradas, mas deu de frente com o goleiro César, que fez boas defesas e garantiu a vitória do Flamengo, em um resultado que quebrou a série de três derrotas seguidas em casa.

FICHA TÉCNICA

continua após a publicidade

FLAMENGO 1 x 0 GRÊMIO

FLAMENGO – César; Ayrton, Marcelo, Wallace e Jorge; Marcio Araújo, Canteros e Everton (Gabriel); Emerson, Marcelo Cirino (Arthur Maia) e Guerrero. Técnico: Cristóvão Borges.

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace (Braian Rodriguez), Maicon, Douglas (Fernandinho) e Giuliano; Luan e Pedro Rocha (Vitinho). Técnico: Roger Machado.

GOL – Guerrero, aos 40 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Emerson (Flamengo); Geromel, Maicon, Marcedlo Grohe, Marcelo Hermes e Pedro Rocha (Grêmio).

ÁRBITRO – Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).

RENDA – R$ 2.070.015,00.

PÚBLICO – 44.318 pagantes (51.055 no total).

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).