Atual campeão brasileiro, o Fluminense estreou com o pé direito no Campeonato Carioca. Se não jogou bem – passou sufoco em vários momentos -, pelo menos derrotou o Bangu por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão. O gol que deu alívio à torcida tricolor saiu aos 36 minutos do segundo tempo e foi marcado, de cabeça, pelo artilheiro Fred.
Foi um primeiro tempo movimentado. O Fluminense começou melhor, com bom toque de bola e parecia que o gol seria questão de tempo – pouco tempo até. Mas, depois, a equipe comandada por Muricy Ramalho sentiu a falta de ritmo e caiu bruscamente de produção. Passou a errar muitos passes e viu o Bangu se assanhar. Por duas vezes, o meia Ricardinho arriscou chute forte de fora da área, assustando o goleiro Ricardo Berna e a torcida tricolor. Quase no fim da etapa inicial, o meia Souza levou cartão vermelho, complicando ainda mais a vida do atual campeão nacional.
No intervalo do jogo, uma cena emocionante: o atacante Washington, que anunciou recentemente a sua aposentadoria, pisou no gramado do Engenhão para se despedir da torcida, que entoou o nome do Coração Valente diversas vezes. O jogador não conteve o choro. “Nossa! Que emoção! Eu amo essa torcida e o clube. O Coração Valente está na história do Fluminense”.
O Bangu vendeu caro a derrota. Mesmo com o zagueiro Raphael expulso aos 15 minutos do segundo tempo, a equipe de Moça Bonita partiu para o ataque, acertou uma bola no travessão e deu trabalho ao goleiro Ricardo Berna – a equipe reclamou de pênalti ignorado pela arbitragem (o Fluminense também protestou). Um nome fez a diferença: o atacante Fred, autor do único gol do jogo, anotado de cabeça. “O time estava tranquilo até demais. Isso deixou lenta a nossa equipe. Mas valeu pela vitória”, ressaltou o artilheiro.
Os outros resultados desta quinta foram: Americano 1 x 1 Nova Iguaçu, Olaria 1 x 0 Madureira e Macaé 3 x 0 Cabofriense.
Ficha técnica
Bangu 0 x 1 Fluminense
Bangu – Thiago Leal; China, Diego Padilha, Raphael e Fabiano Silva; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo (Thiago Neiva) e Ricardinho (Abílio); Somália (Leandro Costa) e Pipico. Técnico: Gabriel Vieira.
Fluminense – Ricardo Berna; Mariano (Marquinhos), Leandro Euzébio, Gum e Julio Cesar (Carlinhos); Valencia, Diguinho, Deco (Rodriguinho), Souza e Tartá; Fred. Técnico: Muricy Ramalho.
Gol – Fred, aos 36 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Péricles Bassols.
Cartões amarelos – Joziel, Diego Padilha, Abílio e China (Bangu); Leandro Euzébio, Fred e Julio Cesar (Fluminense).
Cartões vermelhos – Raphael (Bangu); Souza (Fluminense).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ).